Representantes de algumas das mais bonitas e famosas bibliotecas mundiais reúnem-se esta quinta e sexta-feira (27 e 28 de outubro), na Universidade de Coimbra (UC), para debater passado, presente e futuro destes espaços emblemáticos.
O colóquio “Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade”, organizado pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), decorre a partir das 9h00 de amanhã, no Auditório da Reitoria da UC.
Para além de vários momentos de debate, o evento contempla intervenções de representantes da Biblioteca Geral e da Joanina (o espaço mais emblemático da UC), da Biblioteca do Mosteiro de Saint-Gall (Suíça), do Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil), da Biblioteca da Universidade de Salamanca (Espanha), do Trinity College de Dublin (República da Irlanda) e da Biblioteca de Alexandria (Cairo, Egito).
A conferência de encerramento, pelas 11h30 de sexta-feira, fica a cargo do escrito argentino Alberto Manguel, diretor do Espaço Atlântida – Centro de Estudos da História da Leitura (Lisboa) e um dos mais conceituados bibliófilos da atualidade.
O colóquio “Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade” tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo formulário disponível em https://bit.ly/3fRQhfT ou pelo e-mail para bg-eventos@bg.uc.pt.