A Universidade de Aveiro estreia já este ano letivo, um curso destinado a indivíduos com Dificuldades intelectuais e Desenvolvimentais comprovadas e escolaridade obrigatória concluída. Resultado de uma parceria com o Grupo Jerónimo Martins, o “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares” abre com seis vagas e arranca em outubro. As candidaturas decorrem de 1 a 7 de setembro.
Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais que, pela via tradicional, após frequência da escolaridade obrigatória não teriam acesso ao Ensino Superior, têm agora a oportunidade de frequentar um programa lecionado na Universidade de Aveiro, com a duração de dois anos letivos, que inclui dois estágios no Grupo Jerónimo Martins, em ambiente real de trabalho: um estágio após o 1.º ano curricular e um outro de conclusão do programa, no final do 2.º ano.
O apoio do Grupo Jerónimo Martins traduz-se no financiamento do coordenador-tutor e das propinas dos alunos, na colaboração na fase de candidatura e seleção dos alunos, no acompanhamento e monitorização, e nos dois momentos de estágio. O Grupo une-se, assim, uma vez mais, à Universidade de Aveiro, num projeto pioneiro para a aproximação entre os meios universitário e empresarial, desta vez no âmbito da inclusão
O plano curricular do curso, todos os procedimentos de candidatura e critérios de seleção estão disponíveis em https://www.ua.pt/pt/formacao/estudos-multidisciplinares. Os resultados conhecem-se a 8 de outubro.
Quaisquer esclarecimentos adicionais podem ser solicitados ao ContinUA – Centro para a Aprendizagem ao Longo da Vida, pelo email: continua.formacao@ua.pt, ou pelo tel. 234 401 515.