Transportes públicos: reclamações aumentam perto de 20% no terceiro trimestre

Do segundo para o terceiro trimestre do ano, verificou-se um aumento de 19.7% das denúncias contra o setor dos Transportes Públicos. Entre as entidades mais visadas estão a UNIR, a Carris Metropolitana, a CARRIS, a CP e os STCP. O atraso ou falta de transporte e a conduta do motorista são os motivos mais denunciados pelos passageiros.  

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  • 16:59 | Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
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De acordo com uma análise do Portal da Queixa, do segundo para o terceiro trimestre, observou-se na plataforma um aumento de 19.7% no número de reclamações registadas sobre transportes públicos. A categoria mais reclamada do setor – a absorver 72.4% das ocorrências registadas – é Transportes Coletivos de Passageiros. Segue-se a categoria Comboio e Metropolitano, a acolher 26.4% das queixas. Já a recolher uma fatia 1.2%, está a categoria Transporte Marítimo.

Entre os principais motivos de reclamação dirigidos ao setor, o atraso ou falta do transporte público é o tema mais denunciado pelos passageiros (47.8%). Segue-se a conduta do motorista ou funcionário (14.4%). É o segundo motivo mais invocado, onde os passageiros denunciam comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade.

A motivar 13.1% das ocorrências estão casos referentes à alteração de carreira. Já a aplicação indevida de multa está na origem de 3.5% das reclamações registadas este ano. A gerar 3.4% das queixas estão problemas com o carregamento do passe.

Ranking das entidades mais reclamadas


A UNIR – rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (19.5%) -, a Carris Metropolitana (19%) e a CARRIS (17.4%), a CP – Comboios de Portugal (15.4%) e os STCP (5.5% ) são as cinco entidades que lideram o Top 10 das mais marcas visadas, somando 76.8% das queixas registadas, entre janeiro e setembro, sobre transportes públicos. Seguem-se no ranking, a Metro do Porto (4.3%); a Metro Lisboa (3.6%); a Fertagus (2.4%); a SMTUC (2.1%) e a TST – Transportes Sul do Tejo (1,8%).

 

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