Os Novos Argumentos são um projeto do short/age – Shortfilms For a New Age que ao longo dos últimos 3 anos têm vindo a publicar guiões de autores de todo o país. Uma forma de promover o cinema curto português e as histórias que pode contar.
Para o seu 4.º volume, a participação foi aberta e a essa chamada responderam mais de uma centena de guiões. O júri, composto por Carlos Salvador, Luís Campos e Mónica Santos, teve a responsabilidade de selecionar 8 guiões para serem publicados no 4.º volume dos Novos Argumentos e, entre esses, escolher o que mais se destacou.
A menção de Melhor Guião vai para Rúben Sevivas com “Reco” que assim receberá 1.000€. A história do realizador flaviense passa-se no dia da matança do porco, num ambiente transmontano, e foca-se numa criança que navega entre o espaço dos homens e o sítio das mulheres na esperança de encontrar o seu lugar.
Além de Rúben Sevivas, os trabalhos de Henrique Brazão, Jacopo Wassermann, Andreia Ferradeira, Inês Alves, Tiago Matos, Ricardo Greenough Guerreiro e Alexandra Paraíso serão publicados neste volume.Tiago Matos, Ricardo Greenough Guerreiro e Alexandra Paraíso serão publicados neste volume.
A primeira obra do 4.º volume já se encontra disponível para leitura em www.shortfilmsforanewage.com/novos-argumentos, as restantes serão publicadas quinzenalmente e todas elas contarão com uma ilustração de Mariana Rio.
O shorta/age – Shortfilms for a New Age além da promoção da escrita para cinema, realiza sessões de mostra e competição de curtas-metragens; edita o podcast “Conversa Curta” e mantém uma plataforma com mais de 200 curtas-metragens portugueses para ver gratuitamente. Em 2023, a sua atividade tem o apoio do programa do Município de Viseu “Eixo Cultura”.
(Ilustração de Mariana Rio e fotografia de Daniel Monteiro)