O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, vai inaugurar, no próximo domingo, dia 17 de outubro, pelas 14:00 horas, a Ampliação do Edifício do Conservatório Regional de Música, em Ferreirim, e o Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, na Vila da Ponte.
O Município de Sernancelhe tem prosseguido uma estratégia de criação de condições que garantam qualidade de vida às populações e contribuam para o fortalecimento das comunidades nas vertentes social, cultural e económica.
Procurando que os investimentos no território sejam direcionados para manter as populações ativas e as economias dinâmicas, Sernancelhe tem conhecido, nos últimos anos, vários indicadores que confirmam a assertividade das ações e a necessidade de apoios contínuos às dinâmicas prosseguidas nas freguesias, por forma a tornar o Concelho mais homogéneo e preparado para enfrentar os desafios colocados pelos novos tempos.
Relativamente ao Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, na aldeia de Vila da Ponte, surge no contexto particular de uma aldeia ribeirinha com enorme potencial para a prática de desportos náuticos, concretamente a canoagem – tendo já recebido provas do Campeonato Nacional de Canoagem.
Por outro lado, e fruto da estratégia seguida pela autarquia de Sernancelhe desde o ano 2010, a Vila da Ponte conta hoje com um espelho de água que garante as condições para o funcionamento de uma praia fluvial, de uma piscina flutuante (e brevemente um embarcadouro), passadiços, percursos pedestres, espaços de desportos e lúdicos. O Centro Cultural e Desportos Náuticos surge como um espaço agregador de toda esta atividade desportiva e cultural, proporcionando condições para acolher atletas, servindo de base às suas operações, para além de estar a aberto à população nas mais diversas ações de caráter social, cultural e desportivo.
O mesmo propósito foi prosseguido com a Ampliação do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, pois trata-se de uma associação que prossegue uma missão educativa muito importante no concelho e na região, dando formação musical a cerca de 200 alunos e que tem atingido grande projeção nacional, como sucedeu com o concerto que realizou na Casa da Música, no Porto.