A PSP de Coimbra deteve 13 pessoas, entre sexta-feira passada, 4 de outubro, e a madrugada de 7 de outubro. Seis das deteções estão associadas a condução em estado de embriaguez.
As outras quatro detenções pela prática do mesmo crime foram efetuadas na Figueira da Foz, nos dias 5 e 6 de outubro. Os detidos, todos do sexo masculino, têm idades compreendidas entre os 34 e os 68 anos.
Por condução sem habilitação legal para o efeito, no dia 5 de outubro, foram detidos dois homens, com 36 e 39 anos, em Coimbra; e uma mulher, com 42, na Figueira da Foz.
No fim de semana, a PSP deteve, também, um homem de 36 anos que conduzia um automóvel que se encontra na situação de apreendido, mas que estava na sua posse enquanto fiel depositário, incorrendo assim no crime de desobediência. A detenção teve lugar, na tarde de sexta-feira passada (4 de outubro), na Rua da Liberdade, em Coimbra.
Também no dia 4, mas à noite, às 23h20, na zona do Polo II (Coimbra), foi detido um homem, de 46 anos, pelo crime de resistência e coação.
A PSP recebeu a informação sobre um grande ajuntamento de pessoas e de viaturas a efetuar manobras perigosas e, de imediato, foi ao local.
Foi justamente nesta altura que o suspeito, munido com uma garrafa de vidro, não obedeceu ao pedido e forçou passagem em direção aos elementos policiais que se encontravam a fiscalizar as viaturas, pondo em risco os mesmos. Foi intercetado e conduzido para junto de uma viatura policial, para ser identificado.
Quando lhe foi solicitada a sua identificação, o indivíduo afirmou que não possuía documentos e adotou uma postura nada colaborante e provocatória. Foi detido e conduzido à esquadra.
Entretanto, também na noite de 4 de outubro, às 22h40, na Avenida Fernando Namora, em Coimbra, a PSP deteve um homem, de 29 anos de idade, por suspeita de tráfico de droga. Quando a polícia abordou o suspeito, no âmbito de uma ação de fiscalização de trânsito, notou um forte odor a produto estupefaciente, pelo que lhe perguntou se possuía algo ilícito. De imediato, o indivíduo entregou ao elemento policial uma embalagem que continha um produto suspeito de ser haxixe, o que se confirmou com a realização de testes de despistagem, posteriormente, na esquadra, em quantidade para 22 doses individuais. Perante os factos, foi detido.
Por último, no início da madrugada (00h47) desta segunda-feira, 7 de outubro, foi detido um homem, de 22 anos, pelo crime de danos, nomeadamente pelo arremesso de uma garrafa que terá provado danos no teto panorâmico de uma viatura que se encontrava estacionada na Avenida Inês de Castro, em Coimbra.
Alertada por uma testemunha, a polícia encetou diligências imediatamente e alcançou o suspeito pouco depois. Confrontado com as acusações que lhe eram imputadas, confirmou a veracidade das mesmas, acabando por ser detido.
PSP de Coimbra efetua 22 detenções numa semana
Na última semana, de 30 de setembro a 6 de outubro, a PSP de Coimbra efetuou 22 detenções, destacando-se cinco por suspeita de tráfico de droga e 10 por crimes rodoviários – condução sob efeito de álcool e condução sem habilitação legal.
No que se refere a prevenção da sinistralidade e segurança rodoviária, no mesmo período, em que se registaram 34 acidentes de viação, de que resultaram cinco feridos ligeiros, 110 automobilistas foram alvo de autos de contraordenação, por violação do código da estrada.