A PSP de Coimbra deteve oito homens, nos últimos quatro dias (14 a 17 de junho), dos quais dois pelo crime de desobediência, um por resistência e coação e um por roubo na via pública.
As restantes detenções estão relacionadas com condução sem habilitação legal, condução em estado de embriaguez e furto em estabelecimento comercial.
Pelas 04h05, a polícia foi alertada por gritos provenientes do exterior da esquadra e, de imediato, acorreu ao local, presenciando o suspeito, um homem de 29 anos, a agredir uma pessoa com um soco na face e a guardar um telemóvel no seu bolso.
Quando foi abordado pelo agente policial, o indivíduo adotou um comportamento muito agressivo, sendo necessário o auxílio de mais elementos policiais que, entretanto, chegaram à esquadra, para que a detenção fosse concretizada.
A detenção por resistência e coação sobre funcionário, designadamente agressão a um polícia, foi efetuada ontem, dia 16, às 19h10, na Praceta Flávio Rodrigues, também em Coimbra. A polícia avistou o suspeito, um homem de 56 anos já com antecedentes criminais, a espreitar para o interior de viaturas ali estacionadas, tendo na mão uma navalha, pelo que foi abordado.
Nessa altura, o indivíduo proferiu insultos e ameaças contra a polícia e avançou na direção dos elementos policiais presentes, empunhando a navalha aberta.
Acabou por ser algemado, apesar da sua forte resistência, e foi sujeito a revista, tendo sido encontrados na sua posse cartões bancários (que foram apreendidos) que não lhe pertenciam.
Igualmente em Coimbra, foi detido, por furto no interior de um estabelecimento comercial da zona de Santa Clara, um homem de 29 anos. A detenção teve lugar na sexta-feira, dia 14, às 15h46, depois de o suspeito ter abandonado o espaço sem efetuar o pagamento de vários artigos que tinha na sua posse, no valor total de 239 euros.
As duas detenções por condução sem habilitação legal ocorreram também em Coimbra: uma no dia 14, às 12h40, na avenida Fernão de Magalhães; e outra ontem, dia 16, às 11h10, na avenida Emídio Navarro. Os detidos têm 32 e 38 anos.
No que respeita às duas detenções pelo crime de desobediência, foram efetuadas no sábado, 15 de junho − uma foi efetuada na Figueira da Foz, às 04 horas da madrugada; e outra na rua Dom Ernesto Sena de Oliveira, em Coimbra, às 21h50. Foram detidos dois homens, com 49 e 63 anos de idade, que recusaram efetuar o teste de alcoolemia.
Por último, a detenção por condução sob influência do álcool foi registada ontem, dia 16, na avenida Foz do Mondego, na Figueira da Foz, no decorrer de uma ação de fiscalização de trânsito. Foi detido um homem de 23 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,49 gramas por litro.
Atividade Operacional da PSP de Coimbra entre 11 e 16 de junho
No período compreendido ente 11 e 16 de junho, a PSP de Coimbra realizou 16 detenções, cinco das quais por condução sem habilitação legal e quatro através de mandados de detenção.
Na vertente da segurança rodoviária, em igual período, foram fiscalizadas 267 viaturas, controladas por radar 2186 viaturas e efetuados 103 testes de alcoolemia. Em resultado das ações de fiscalização, a PSP de Coimbra autuou 201 automobilistas que infringiram o código da estrada.
Relativamente a acidentes de viação, entre 11 e 16 de junho foram registados 27 acidentes, de que resultaram um ferido grave e nove feridos ligeiros.