Museus e Monumentos de Portugal Semana 27 de janeiro a 2 de fevereiro

Nascido em França, Jacques des Rousseaux (Tourcoing, c. 1600-Leiden, 1636/38) formou-se em Leiden tendo frequentado o atelier de Rembrandt, que muito influenciou a sua obra. Inscrito como pintor independente desde 1630, são poucas as pinturas conhecidas deste artista de breve carreira.

Tópico(s) Artigo

  • 13:27 | Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025
  • Ler em 2 minutos

28 de janeiro · Museu Nacional de Arte Antiga

Estará patente entre 28 de janeiro e 11 de maio, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, mais uma obra do ciclo O Belo a Sedução e a Partilha | Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão, desta vez o Tocador de alaúde acompanhando um velho segurando uma partitura musical, de Jacques des Rousseaux.

Nascido em França, Jacques des Rousseaux (Tourcoing, c. 1600-Leiden, 1636/38) formou-se em Leiden tendo frequentado o atelier de Rembrandt, que muito influenciou a sua obra. Inscrito como pintor independente desde 1630, são poucas as pinturas conhecidas deste artista de breve carreira.


 

29 de janeiro · Museu Nacional de Arqueologia

No dia 29 de janeiro, às 17h00, será apresentado na galeria nascente do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, o Suplemento n.º 12 de O Arqueólogo Português – Lisboa Subterrânea. 25 anos depois.

No ano em que se comemora o 130.º aniversário da revista O Arqueólogo Português criada pelo primeiro diretor do MNA, José Leite de Vasconcelos, é lançado o seu 12.º Suplemento, uma série monográfica ou monotemática que vai intercalando, sempre que oportuno, com os números da revista em si.

Este número, organizado pelo atual diretor do Museu, António Carvalho, em conjunto com Tânia Manuel Casimiro e Carlos Boavida, com edição da Imprensa Nacional, é dedicado aos 25 anos da exposição Lisboa Subterrânea, que teve lugar durante a Lisboa Capital Europeia de Cultura (2004) e antes do boom da arqueologia urbana na cidade.

 

31 de janeiro · Museu José Malhoa

No âmbito das iniciativas do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), o Museu José Malhoa receberá o CCC Fora de Portas no dia 31 de janeiro, às 19h00.

A iniciativa inclui um concerto de música de câmara com solistas da Metropolitana, que executarão obras de Thuille e Schumann. 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora