Letras pela Liberdade é o tema da tertúlia que o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira dinamiza, por iniciativa do seu director, Alcides Sarmento, no próximo dia 23 de Abril, pelas 10h30, no auditório da Escola Secundária, para os alunos do 10º e 11º anos, com a colaboração das docentes Lucília Lourenço, Luísa Faro e Carlos Peninha.
Em destaque estarão três escritores das Terras do Demo: Afonso Ribeiro, de Vila da Rua, Aquilino Ribeiro, do Carregal, Sernancelhe e Veiga Leitão, de Moimenta da Beira.
Homenageando os 50 anos do 25 de Abril, a tertúlia focará o percurso de vida e a produção literária destes notáveis homens das Letras, com obras apreendidas pela Censura, prisões pela PIDE e exílios no estrangeiro, que darão o mote para o entendimento do neorrealismo, enquanto movimento estético-literário e para evidenciar o conceito de Liberdade de Expressão que Abril nos concedeu.
Estarão patentes obras de escritores neorrealistas e uma exposição de capas de obras dos mais significativos ilustradores deste período, como Manuel Ribeiro de Pavia, Júlio Pomar, João Abel Manta, entre outros.
Os prelectores serão Alcides Sarmento e Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, actuando o músico e docente daquele Agrupamento, Carlos Peninha, que musicou o poema “A Bicicleta”, de Veiga Leitão.
(foto DR)
(cartaz de Luísa Faro)