Mês do cogumelo é celebrado nas cantinas da UC para promover a alimentação saudável e sustentável

Pretende refletir sobre a importância do consumo de alimentos da época, produzidos localmente e de forma sustentável, como os cogumelos, assim como encorajar mudanças no comportamento individual que promovam uma alimentação mais sustentável e ecológica.

Tópico(s) Artigo

  • 15:46 | Terça-feira, 29 de Outubro de 2024
  • Ler em 3 minutos

As cantinas da Universidade de Coimbra (UC) vão celebrar o mês do cogumelo, que se assinala em novembro, com diversas iniciativas para promover e incentivar a alimentação saudável e sustentável, com consumo de produtos da época.

Uma das principais iniciativas vai ser a introdução de cogumelos na ementa servida nas unidades alimentares da UC, todas as quartas-feiras durante o mês de novembro.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e o projeto de investigação Cogumelos ‘do Prado ao Prato’: do tratamento de doenças do metabolismo a dieta saudável sustentável a partir da valorização de recursos agroflorestais, liderado pela Universidade de Coimbra e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Pretende refletir sobre a importância do consumo de alimentos da época, produzidos localmente e de forma sustentável, como os cogumelos, assim como encorajar mudanças no comportamento individual que promovam uma alimentação mais sustentável e ecológica.

O programa de atividades que celebra o mês do cogumelo vai arrancar amanhã, dia 30 de outubro, com uma mesa-redonda dedicada à alimentação sustentável e ecológica, aberta a toda a comunidade. Vai ter lugar no Centro Cultural D. Dinis, a partir das 11 horas, contando com a participação da chefe da Divisão de Inovação e Apoio à Produção Agroalimentar da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Rosa Guilherme; do investigador auxiliar do Instituto Politécnico da Guarda e responsável pelo projeto de investigação RedFruit4Health, Luís Silva; do coordenador da Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, Augusto Nogueira; do projeto Amanita Bunker, com a presença de Sílvia Leão; e do responsável pelo Gabinete de Inspeção Higieno-sanitária e Controlo de Qualidade Alimentar dos SASUC, Rui Rio. Vai ser moderada pela investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC) e coordenadora do projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’, Anabela Marisa Azul.

Logo a seguir à mesa-redonda, vai decorrer mais uma edição da iniciativa Fui ver… era Chef!, lançada pelos SASUC com o objetivo central de usar a cozinha para criar novos laços entre pessoas da comunidade UC. Nesta edição, a refeição vai ser preparada pela equipa do projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’, com o apoio da equipa dos Serviços de Ação Social da UC.

Os pratos a confecionar vão ter como ingredientes principais vários tipos de cogumelos. A atividade é aberta a toda a comunidade, com custos associados, sendo necessária inscrição prévia em https://ls.uc.pt/index.php/889497?lang=pt.

Entre 4 e 29 de novembro, vai decorrer ainda outra atividade: a exposição Cogumelos do ‘Prado ao Prato’, realizada no âmbito da disciplina de Desenho e Composição do curso de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra, em resultado de uma parceria entre o CNC-UC e os Departamentos de Engenharia Informática e de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. “Nesta exposição são apresentadas reflexões de estudantes sobre o consumo de cogumelos; por um lado, o contributo para uma alimentação equilibrada, com diminuição do risco de doenças crónicas, e suporte a uma longevidade saudável; por outro lado, o papel na aproximação dos sistemas agroalimentar e florestal aos ciclos de vida na natureza”, explica Marisa Azul.

A exposição pode ser visitada de 4 a 29 de novembro em várias unidades alimentares da UC: na Cantina Amarela, na Cantina Luzio Vaz, no Complexo Alimentar do Polo II e Restaurante Estádio Universitário.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora