João Correia, primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional para o atletismo em cadeiras de rodas, confirma a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, com a melhor marca internacional do ano, e defende a 5.ª posição do ranking mundial de apuramento para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 (ranking de 24 meses), nos 100 metros em cadeira de rodas.
Este ranking de 24 meses encerra no dia 1 de abril, sendo os seis primeiros atletas do ranking internacional qualificados para participar nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
João Correia, atleta natural de Santo Tirso, afirma que “após quase um ano a treinar de forma condicionada, fruto de todas as restrições e cuidados a que a pandemia nos obriga, esta competição teve um significado muito especial, até pela sua importância, quer para mim, quer para Portugal, uma vez que nos encontramos a pouco mais de um mês para terminar a fase de atribuição de vagas para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, e este resultado irá abrir mais uma vaga para o país, na modalidade de atletismo. Dedico este resultado a todas as pessoas que diariamente se apresentam na linha da frente, na luta contra a pandemia”.
João Correia nasceu em 1983 e, aos dois anos, sofreu um acidente que o deixou numa cadeira de rodas. Em 1991, começou a praticar desporto, tornando-se no primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional, na modalidade de atletismo em cadeira de rodas. Já conta com 20 anos de carreira e mais de 68 participações em provas nacionais e internacionais.
Portal Oficial: www.joaocorreia.com