A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Intervenção (UI), de 4 a 6 de julho, ministrou o curso HEAT (Hostile Environment Awareness Training) destinado a jornalistas, com o objetivo de preparar os mesmos para áreas de conflito, cenários de ambiente hostil e perante situações críticas e de emergência, no quartel da Pontinha.
A GNR tem estado atenta à cobertura jornalística em áreas de conflito, sobretudo com a atual conjetura da Guerra da Ucrânia, onde atualmente estão repórteres de todo o mundo. Desde 2018 que a Guarda é entidade formadora do Curso HEAT, tendo ministrado esta formação a entidades civis e demais entidades.
Face à realidade mencionada e por considerar-se uma mais formação de elevada relevância, a GNR preparou uma formação dirigida a jornalistas com conteúdos programáticos idênticos aos da formação HEAT, procurando assim contribuir para uma maior segurança dos mesmos em cenários de ambiente hostil e perante situações críticas e de emergência.
O Curso contou com a participação de diversos órgãos de comunicação social (OCS), num total de 10 jornalistas e repórteres de imagem, e teve a duração de três dias de formação teórica e prática.