Os deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu realizaram, esta segunda-feira, uma visita a duas instituições escolares do concelho de Viseu. Diretores, professores e auxiliares alertaram o deputado Hugo Carvalho e o deputado Guilherme Almeida para as principais preocupações e problemas verificados no arranque deste novo ano escolar, que representam um desinvestimento do Estado Central no ensino.
Durante as visitas, um dos alertas deixados foi a situação que coloca em causa a qualidade do ensino público, nomeadamente o rendimento e o desempenho de alunos e professores: a falta de investimento no acesso ao digital e rede de internet.
“Há escolas pelo país fora que nem sequer podem trabalhar com conteúdos digitais. Ou porque não têm internet na sala de aula ou porque a instituição está há vários anos à espera de uma modernização nos suportes informáticos. Todos denunciamos estas situações: pais, alunos, diretores, autarcas, mas o Governo o que diz, todos os anos, é que as escolas estão preparadas e com todos os recursos ao dispor. Sabemos bem que falta à verdade”, critica também o social-democrata, Guilherme Almeida.
Hoje, a classe docente em Portugal apresenta um duplo envelhecimento: quer no que diz respeito à falta de professores jovens a ingressar na profissão, quer com a idade dos profissionais na carreira a aumentar.
Perante os diretores das instituições, o deputado Hugo Carvalho considerou que se está perante “uma circunstância que exige uma ação rápida e urgente para inverter o ciclo de existirem cada vez menos jovens interessados em seguir a carreira de professor”. “As carreiras têm de ser mais atrativas. Sabemos que há menos jovens a sonhar serem professores…”
Durante as reuniões, Hugo Carvalho defendeu que é preciso que o Ministério da Educação encontre soluções para estes problemas, envolvendo no processo as famílias e as direções das escolas. “O Governo Socialista está há vários anos no poder e não aprende com os erros que já aconteceram e não previne, nem tenta corrigir as situações”, refere.