Encomendas que não chegam, dificuldade de contacto com os vendedores e lojas que deixam mesmo de existir. Estes são os motivos das centenas de reclamações que estão a chegar ao Portal da Queixa referentes a compras efetuadas em lojas que surgem no Facebook e no Instagram.
Segundo as denúncias dos consumidores, são esquemas de burla online. Entre janeiro e março deste ano, o número de queixas disparou 325%, face a 2021.
As reclamações recebidas na maior rede social de consumidores de Portugal não deixam dúvidas: há um problema com as lojas online do Facebook e do Instagram, que está a levar centenas de consumidores ao engano. Quem compra só percebe depois, quando o produto não chega e a loja deixa de estar visível, porque foi apagada ou porque o perfil do comprador foi bloqueado.
No primeiro trimestre deste ano, o Portal da Queixa identificou um aumento de 325% do número de reclamações relacionadas com compras online em lojas existentes no Facebook e no Instagram, em comparação com o período homólogo (01 de janeiro a 30 de março de 2021).
Uma das consumidoras lesadas, Maria Fernandes, diz ter sido vítima de burla através de uma compra feita no Instagram, onde revela ter feito a encomenda, procedido ao pagamento de uma quantia de 190 euros e, após esse procedimento bem sucedido, nunca mais conseguiu aceder à loja online.
O caso repete-se com Verónica Martim. Na reclamação registada, a consumidora conta ter pago uma encomenda que nunca chegou e refere que a loja foi apagada da rede social Instagram.
Com o boom do e-commerce, as lojas online associadas ao Facebook e ao Instagram ganharam especial relevância. Para a maior rede social de consumidores de Portugal, comprar online sim, mas é importante ter atenção ao que se compra nestas plataformas e é preciso antecipar situações e prever riscos. Em caso de dúvida ou de burla, é igualmente importante denunciar sempre em plataformas como o Portal da Queixa.
O que saber antes de comprar nas redes sociais Facebook e Instagram:
A loja tem endereço físico ou contacto?
Além do site próprio, dar preferência a lojas que também tenham um local físico, número de contacto. Se é fácil abrir uma loja online nestas plataformas, é ainda mais fácil encerrá-la. Em caso de dúvida, ligar primeiro para o contacto disponibilizado ou contactar a loja por e-mail, para perceber se a mesma é real e se o seu serviço de atenção ao cliente é satisfatório.
Fornece a opção de pagamento seguro?
Sempre que possível, optar por formas de pagamento seguras. Multibanco ou pagamento à cobrança são sempre métodos mais seguros, ainda que este último seja cada vez menos disponibilizado nos métodos de pagamento disponíveis. Certificar-se sempre que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, valor, endereço da marca/vendedor e qual o prazo de entrega.
Disponibiliza a política de devolução?
Qualquer loja online tem o dever de disponibilizar a sua política de devolução, uma vez que, enquanto consumidor, tem sempre direito ao arrependimento. Caso a loja não tenha disponível quais os termos de devolução, não efetue a compra antes de ter acesso a informação por parte da marca. De referir que um documento enviado não vale, esta tem mesmo de estar visível para ser consultado por todos os clientes.
As reviews e os seguidores da loja são reais?
Muitas lojas online disponibilizam reviews e têm muitos seguidores no seu perfil, algo que nem sempre é fácil de detectar se é verdadeiro ou falso. No caso das reviews, é importante que o autor tenha uma fotografia real e se identifique, uma vez que gera mais credibilidade. Quanto aos seguidores, muitas lojas compram seguidores nas redes sociais tanto para ter mais força nestas plataformas, como para obterem algumas funcionalidades extra. Se a marca é pequena, mas tem um volume de seguidores equiparado a uma grande marca, é de desconfiar. Dar preferência a marcas que tenham seguidores à escala real da sua dimensão.
Pesquisar antes de comprar. Pesquisar o mais possível sobre a marca, sobre experiências de outros consumidores e qual é a performance da marca segundo os mesmos. O Portal da Queixa disponibiliza esta informação útil e atualizada na sua plataforma.
Dar preferência ao Instagram Shop. O Instagram Shop é direcionado a contas comerciais e permite colocar o preço e link direto à loja na própria publicação. O processo de validação do Instagram Shop de uma marca está sujeito a vários critérios rigorosos, entre eles a vinculação a um site credível e seguro, algo que traz alguma segurança ao consumidor.
Muita pressão por parte do vendedor? Não comprar! Se existir pressão por parte do vendedor em realizar a compra pode significar burla. Nenhuma loja online credível e segura pressiona os seus clientes a comprar algo. Como nas lojas físicas, o consumidor só compra se assim o entender.