A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promoveu no dia 18 de outubro a apresentação do livro “A Revolta no Seminário de Bragança “de António Tiza, no auditório da Biblioteca Municipal.
O romance histórico tem como base a revolta ocorrida no Seminário de Bragança, em 1904, que provocou grande perturbação na cidade e na diocese. Muitos são os factos que ligam esta obra a Torre de Moncorvo, nomeadamente a questão dos judeus e cristãos novos, com referência à biografia de Jacob de Castro Sarmento, natural de Moncorvo; a participação de seminaristas de Torre de Moncorvo na revolta e em outros eventos; a extinção do arciprestado de Moncorvo; a morte do padre Prosperi, durante uma visita pastoral, perante a indiferença do bispo; a existência de um jornal anticlerical em Moncorvo e outras publicações do princípio do séc. XX, entre outras referências.
O autor, António André Pinelo Tiza, é natural de Varge (Bragança), licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Valladolid. Foi professor do ensino básico, secundário e superior, estando atualmente aposentado. Conta com várias obras publicadas, entre elas: A Magia das Máscaras Portuguesas, Contos e Lendas Transmontanos (com Alex Rodrigues), Simbologia Maçónica nos Rituais de Inverno, O Diabo e as Cinzas (contos), Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno, Inverno Mágico (2 vols.), Máscara Ibérica, Natal dos Caretos (banda desenhada), Os Reis dos Caretos (banda desenhada), Estudo Antropológico das Mascaradas de Zamora, Bragança e Douro (com Jesús Nuñez), Portugal e España – Vidas Paralelas (com Isidoro González).