Aquilino Ribeiro – 138 anos do seu nascimento

E esta constatação, àquele punhado de aquilinianos incansáveis, que andam há décadas a pugnar, com enorme persistência e ampla pertinência, em manter a chama viva e a não deixar tombar o Mestre, como tantos dos seus pares, nos anais do esquecimento, esta constatação, dizíamos, é o seguro e certo sinal do êxito desse percurso e é a maior recompensa que se pode receber.

Tópico(s) Artigo

  • 17:23 | Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023
  • Ler em 3 minutos

É com júbilo que “viajando” pelas redes sociais e pela CS, deparamos com inúmeras publicações acerca de Aquilino Gomes Ribeiro, o escritor que nasceu no Carregal – Sernancelhe, às 13 horas do dia 13 de Setembro de 1885, há 138 anos.

De professores de renome, à gente menos ilustrada, todos têm uma palavra a dizer sobre esta efeméride, dando-nos a inequívoca prova de que Aquilino prevalece bem vivo na nossa memória, através das suas páginas e da sua vida, amplamente divulgada, num traçado que foi modelar em termos de coerência com os seus ideais republicanos, democráticos e fraternos.


 

E esta constatação, àquele punhado de aquilinianos incansáveis, que andam há décadas a pugnar, com enorme persistência e ampla pertinência, em manter a chama viva e a não deixar tombar o Mestre, como tantos dos seus pares, nos anais do esquecimento, esta constatação, dizíamos, é o seguro e certo sinal do êxito desse percurso e é a maior recompensa que se pode receber.

Se hoje se comemora o seu nascimento, este ano de 2023 é também o da efeméride dos 60 anos de sua morte, em 27 de Maio de 1963, em Lisboa.

Várias entidades se uniram para levar a cabo um conjunto de eventos que, do norte a sul de Portugal, de 27 de Maio deste ano a 27 de Maio de 2024, se congregaram para uma magna e mais que merecida homenagem nacional.

De entra elas se destacam as três autarquias das Terras do Demo, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, a Fundação Aquilino Ribeiro, a família do Escritor, a Bertrand Editora, a revista literária “aquilino, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Lisboa, o Panteão Nacional e Paredes de Coura, entre outras.
Recordamos que a apresentação de todo o Programa foi feita na Bertrand do Chiado, em Lisboa, a 9 de Maio do corrente. Seguiu-se-lhe a apresentação do nº 5 da revista literária da Câmara Municipal de Sernancelhe “aquilino”, que decorreu no Santuário da Lapa, com várias autarcas e demais individualidades, das quais destacamos o Professor Paulo Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro e Carlos Silva Santiago, o anfitrião.

 

A 17 de Junho, em Vila Nova de Paiva, procedeu-se à apresentação da reedição (parceria da autarquia com a Bertrand) da obra “Volfrâmio” com prefácio de Augusto dos Santos Silva e introdução de José Lello.

A 1 de Outubro decorrerá a apresentação da reedição de “A Via Sinuosa”, com prefácio e João Soares, na FAR, em parceria da autarquia de Moimenta da Beira com a Bertrand editora.

A 9 de Novembro decorrerá a Jornada Internacional: Aquilino Ribeiro – nos 60 Anos da Morte do Escritor, a cargo da FLUL e do CEG.

A 18 de Novembro terá lugar em Sernancelhe um Congresso Aquiliniano co-organizado pela autarquia local e a Universidade de Aveiro com o tema: “Académicos, Escritores, Pintores, Políticos e Santos no universo aquiliniano“, que reunirá uma pleiâde de notáveis investigadores, professores e jornalistas.

Estão ainda agendadas outras iniciativas, das quais destacamos a apresentação da reedição de “Geografia Sentimental”, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, que decorrerá no Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, numa parceria da Câmara Municipal de Sernancelhe com a Bertrand Editora.

Finalmente, fecha-se este ciclo, um ano depois de iniciado, a 25 de Maio de 2024, no Panteão Nacional, onde repousam os restos mortais do Escritor, com as presenças de todos os autarcas já referidos, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o encerramento por parte do Presidente da República.

Neste evento serão homenageados os prefaciadores das obras até agora reeditadas, terá lugar um concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim que apresentará uma composição inédita dedicada ao Escritor e centrada no “Valeroso Milagre”, assim como a exposição fotográfica “Um Roteiro Aquiliniano”.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora