A primeira edição do Amarante Granfondo, que se realiza no próximo domingo, vai ter uma atracção especial já que se cumpre ali a sétima e última tirada do Troféu Superprestígio. A cidade amarantina será, assim, palco para a coroação dos vencedores da maior competição de ciclismo amador do país, com a entrega da camisola amarela aos líderes das seis classificações a concurso.
O Município de Amarante é o promotor desta prova que constitui uma estreia absoluta no calendário dos granfondos portugueses e na qual são esperados cerca de 1100 participantes oriundos de 15 nacionalidades.
A partida está agendada para as 9h00 e os atletas podem optar por uma das 3 distâncias propostas pela organização: 131 km (granfondo), 110 km (mediofondo) e 54 km (minifondo).
Para além da prova velocipédica, o programa do Amarante Granfondo contempla também uma caminhada e a versão “kids” do evento, que consiste numa corrida destinada aos mais pequenos e que se desenrolará na zona da meta, amanhã à tarde, a partir das 17h00.
Os percursos desenvolvem-se de ambos os lados do Tâmega, percorrendo estradas nacionais e municipais que vão levar os participantes a conhecer algumas das mais belas paisagens da região. Do ponto de vista físico, há a realçar a exigência do mediofondo e granfondo, que se apresentam com 1938 e 2435 metros de desnível positivo, respectivamente, e um perfil de permanente sobe e desce.
A consagração dos vencedores do Amarante Granfondo e do Troféu Superprestígio está marcada para as 14h00, na Av. General Silveira, local de partida e chegada dos atletas.
(Fotos BikeService)