1963/2023 – 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro

Assim a seu lado tivesse o Escritor, na luta pela sobrevivência da FAR, todos os deputados do círculo eleitoral de Viseu, que são oito e o ministro da Cultura de Portugal, que se comprometeu a estar presente no dia 27 de Maio, uma semana antes cancelando a sua vinda por invocados motivos pessoais.

Tópico(s) Artigo

  • 7:34 | Domingo, 11 de Junho de 2023
  • Ler em 3 minutos

Estão a decorrer desde 27 de Maio, conforme programa ao público apresentado na Bertrand do Chiado, em Lisboa a 9 de Maio, os diferentes eventos de homenagem ao escritor Aquilino Gomes Ribeiro.

A apresentação do nº 5 da revista literária “aquilino” deu o mote de abertura no antigo Colégio da Lapa, Sernancelhe.


 

No próximo dia 17 de Junho, em Vila Nova de Paiva, apresenta-se a reedição de “Volfrâmio” (1944), com a presença de Augusto Santos Silva, José Manuel Lello, Paulo Marques, Aquilino Machado e Eduardo Boavida.

Em Setembro reeditar-se-á “A Via Sinuosa”, com prefácio de João Soares

Estas reedições vêm juntar-se a seis outras, todas elas de parceria com as autarquias das Terras do Demo e da FAR.

A saber: Em 2016, “Cinco Réis de Gente”, com prefácio de Luísa Costa Gomes e introdução de Jorge Coelho. Parceria da Bertrand Editora com a Câmara Municipal de Sernancelhe.

Em 2017, “O Homem da Nave – Serranos, Caçadores e Fauna Vária”, com prefácio de Álvaro Domingues. Parceria da Bertrand Editora com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Em 2018, “O Malhadinhas”, com prefácio de Maria Alzira Seixo. Parceria da Bertrand Editora com a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

Em 2019, “Terras do Demo”, com prefácio de Ana Isabel Queirós. Parceria da Bertrand Editora com a Fundação Aquilino Ribeiro (FAR).

Em 2020, “Uma Luz ao Longe”, com prefácio de Gonçalo M. Tavares.  Parceria da Bertrand Editora com a Câmara Municipal de Sernancelhe.

Em 2022, “Estrada de Santiago”, com prefácio de Luís Marques Mendes e introdução de Paulo Neto. Parceria da Bertrand Editora com a Câmara Municipal de Sernancelhe.

Os ano de 2023 e de 2024 trar-nos-ão mais novidade em matéria de livros (reedições e edições), que a seu tempo serão divulgadas.

É relevantíssimo este conjunto de parceria para trazer ao público algumas das mais relevantes obras de Aquilino Ribeiro. A sua família, personificada no neto Aquilino Machado e o director da Bertrand Editora, pela mão de Eduardo Boavida fecham o círculo desta perfeita união.

Assim a seu lado tivesse o Escritor, na luta pela sobrevivência da FAR, todos os deputados do círculo eleitoral de Viseu, que são oito e o ministro da Cultura de Portugal, que se comprometeu a estar presente no dia 27 de Maio, uma semana antes cancelando a sua vinda por invocados motivos pessoais.

Para já, firmes no intento de manter viva a aquiliniana chama temos, de seguro, os três autarcas, de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago e de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques.

Que não lhes falte o alento e o ânimo…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora