O plano da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 considera que “Lutar contra estereótipos negativos, preconceitos e discriminação contra pessoas com base na sua idade, conhecida como IDADISMO, deve ser parte integrante de todas as áreas de atuação”. De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Idadismo (2021), “O idadismo prejudica a saúde e a dignidade individuais, bem como as economias e sociedades em geral. O idadismo nega às pessoas os seus direitos humanos e a capacidade de atingirem todo o seu potencial”. No dia 13 de setembro de 2022 foi criada, em Vigo, a Cátedra de Idadismo: nascida para desaparecer.
Tive o privilégio de fazer parte desta iniciativa inovadora que teve como promotores a Universidade de Vigo, a ATENGO e a Asociación de Familiares de Enfermos de Alzhéimer e outras Demencias de Galicia (AFAGA ALZHEIMER). As Obras Sociais de Viseu e a Associação Stop Idadismo são, tal como a HelpAge España e a Televisión de Galicia parceiros de referência.
Nós, nas Obras Sociais de Viseu e na Associação STOP IDADISMO, não damos tréguas ao Idadismo. Estamos a trabalhar, todos os dias, para reforçar as nossas ações, orientadas pelas três estratégias mais eficazes para o reduzir: legislação e políticas; atividades educativas e intervenções intergeracionais.
O movimento ibero-americano – Stop Idadismo | Stop Edadismo – conquista novos aliados e cresce todos os dias, sinal de que aumenta a consciência para esta chaga social que prejudica a qualidade de vida de tantas mulheres e homens, apenas porque vivem e envelhecem.
Mas, ainda somos poucos para operar a mudança que se impõem.
Junte-se a nós, juntos podemos fazer muito.