Dia dos Correios

Dizias também que a Maria está novamente grávida. Olha filho, é a vontade de Deus, mas, é mais uma boca para alimentar e tu já tens sete!

Tópico(s) Artigo

  • 18:10 | Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024
  • Ler em 3 minutos

A carta ( esta poderia ser uma das centenas de cartas que escrevi na década de 70 a pedido daqueles que não sabendo ler nem escrever, sabiam muito da vida. É também uma homenagem a todos os emigrantes destinatários durante anos, das cartas que escrevi.)

 

Alvite, 28 de Agosto de 1979


Querido filho:

Espero que ao receberes a minha carta, esta te vá encontrar de perfeita e feliz saúde junto da tua mulher e dos teus filhos, os meus adorados netinhos. Nós por cá ficamos todos bem, graças a Deus. O teu pai é que tem andado um bocado adoentado do estômago, mas tu já sabes que ele tem um estômago muito fraquinho e a pinga também ajuda. Agora já está melhor, não tem andado a comer tudo a eito e anda a tomar um chá de barba de milho e também deixou a pinga, que para mim isso é que o faz ficar melhor.

João, dizias na tua carta para irmos ter com o tio Teixeira para ver se ele te vendia o campo das Bouças. Eu e o teu pai falámos com ele no domingo ao sair da missa e ele disse que to vende, mas jurou pela alminha da mãe que não te tira um tostão a 500 contos.

Filho, eu e o teu pai temos pensado muito, e o conselho que te damos é que deves esperar mais algum tempo, não te esqueças que ainda não tens esse dinheiro e os juros estão muito caros. Os juros comem connosco na cama e quando se dá conta as coisas ficam no dobro do preço. Eu e o teu pai pensamos assim, mas tu e a tua mulher é que têm que decidir, nós não queremos meter o nariz na vossa vida. O que tu decidires e a tua mulher é o que nós fazemos, mas tem calma porque o campo teu é, se não for este ano é para o ano que vem, que ninguém se mete lá, entre ti.

Dizias também que a Maria está novamente grávida. Olha filho, é a vontade de Deus, mas, é mais uma boca para alimentar e tu já tens sete! Eu não me quero meter na vossa vida, mas tenho ouvido por aqui dizer, que agora há uns comprimidinhos que os evitam e que isso não é pecado porque não é gerado, mas tu e a Maria é que sabem e se vai contra a vossa consciência, têm que pensar que mais tombo menos tombo, tudo se cria.

Sabes que o tio Zé das Mulas morreu na terça-feira, também coitado já cá não andava a fazer nada, e estava a sofrer e a fazer sofrer os outros, a desgraçada da filha já há dois meses que não tinha cama, porque ele não lhe dava descanso. Agora já está descansado e já deixa descansar os outros. Esta morte foi uma esmola e ele também já não era uma criança, até fiquei admirada quando no enterro disseram que já tinha 70 anos.

Também te quero dizer que a Ermelinda já é amiga do Sidónio e que foi um falatório, que a desgraçada foi posta na galilé do Porto, a mãe não a quer mais em casa e a pobre está a viver num palheiro de colmo que nem uma janela tem. Também não era preciso tanto, a rapariga já lhe tinha muita amizade, começou a namorar com ele com 14 anos, nunca teve outro e a amizade não se vai buscar à igreja.

Filho, por hoje não tenho mais nada para te dizer, cumprimentos para a tua mulher, muitos beijinhos para os teus filhinhos e tu de nós recebe um forte abraço desta tua mãe e do teu pai que te querem muito.

Adeus

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião