Ana Paula Martins e as ULS’s

A título de exemplo, o CHTV tem 2.878 funcionários e, a 1 de Janeiro de 2025, a ULSVDL contava 3.679… com este “exército”, afinal o que obsta ao seu excelente funcionamento?

Tópico(s) Artigo

  • 12:16 | Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025
  • Ler em 2 minutos

A controversa ministra da Saúde tão protegida e acarinhada por Luís Montenegro, aparentemente um erro crasso de casting, pode efectivamente não o ser, mas ser antes uma eficaz purgadora de – entre outros e não só –  conselhos de administração das Unidades Locais de Saúde, por esse país fora.

Aliás, se há de facto matéria na qual se destaca esta ministra é nesta apurada função de “almeida” aspirando quantos possam ter alguma ligação com o passado, para, num ápice e sem justificação fundamentada, sobranceira e autocrática, dar vez à enorme fila de “suplicantes” estrenuamente acenando com o cartão partidário, tornando-se assim uma mais que perfeita adjuvante da máquina partidária da AD, na politização dos cargos dirigentes.

Os exemplos sucedem-se e até os há bem polémicos, como o do cessante director executivo do SNS…


E se o fizesse com argumentos inabaláveis ainda se compreenderia, se o fizesse preferenciando a meritocracia seria louvável, se a excelência fosse o objectivo a cumprir seria assinalável… porém tal não se vislumbra nos débeis senão fracassados resultados práticos no terreno obtidos.

A Saúde, bandeira chave de Montenegro, que para ela tantas e tão auspiciosas promessas fez na sua campanha eleitoral, vai de mal a pior sem se lhe adivinhar um futuro ridente, a não ser para os privados do sector que regozijam e enriquecem com este caos provocado e há muito estrategica e perniciosamente alimentado.

Nos grandes hospitais tudo piora, menos a capacidade extraordinária de abrir céleres concursos para cargos dirigentes, num afã de colocar em lugares de chefia “gente de confiança”, independentemente da comprovada competência e do mérito que à competência e consequente eficiência subjazem.

Nas capitais de distrito onde as autarquias eram em geral as maiores entidades empregadoras, os Centros hospitalares já as ultrapassaram há muito.

A título de exemplo, o CHTV tem 2.878 funcionários e, a 1 de Janeiro de 2025, a ULSVDL contava 3.679… com este “exército”, afinal o que obsta ao seu excelente funcionamento? Pergunta de um leigo…

Neste incomensurável cosmos profissional, não será difícil acolitar lugares-tenentes e afilhados. E talvez esteja aqui, neste “desbaratinar” de recursos humanos, um dos pontos fulcrais da máquina devoradora de euros do SNS.

Mas há muitos outros, naturalmente…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião