Inaugurando um novo segmento na oferta da marca, a coleção de echarpes e mantas une design, saber-fazer e conforto numa proposta surpreendente e sustentável, marcada pela pureza da caxemira.
Ana Moura e Catarina Furtado são a imagem da nova coleção.
Alargando a sua oferta ao segmento têxtil, a Vista Alegre, marca de porcelana, cristal e vidro de alta qualidade, lança uma coleção de grande requinte composta por três echarpes e duas mantas, baseada nas decorações de quatro das suas coleções de porcelana: Duality, Ivory, Transatlântica e Amazōnia.
Uma evolução orgânica, que dá continuidade à paixão da marca pela arte e pela beleza, refletida agora em acessórios de moda e numa linha casa marcadas pela originalidade, a sofisticação e um conforto excecional, graças à caxemira de qualidade superior.
Peças com uma suavidade incomum, uma consistência de enorme leveza e uma textura especialmente delicada, destinadas a envolver quem as usa num conforto único.
Duality
Inspirada na dialética entre naturezas opostas, Duality retrata razão e emoção, serenidade e vigor, harmonizando elementos sobriamente clássicos com flores exuberantes num rodopio de cor.
Amazónia
O exotismo da cultura amazónica e o legado artístico da Vista Alegre combinam-se em expressões estéticas de enorme riqueza e simbolismo, que espelham a diversidade cultural cultivada pela marca.
Transatlântica
Transatlântica atravessou o grandioso Atlântico para evidenciar a união de sangue entre dois povos, recriando padrões clássicos através de uma interpretação original e contemporânea.
Ivory
Inspirada no branco do mundo natural, Ivory celebra a simplicidade com elegância, acentuando a sensação de conforto como se de um suave e sereno abraço se tratasse.
A ORIGEM DA CAXEMIRA
Sempre aberta ao mundo na busca de novos conhecimentos e dos melhores especialistas, a marca encontrou na Mongólia interior a matéria-prima e o conhecimento necessários para dar corpo a este projeto.
Nesse terreno remoto, acidentado e com um clima difícil, a Vista Alegre obtém o fio das cabras que será convertido na caxemira de maior nobreza. Um tecido raro e exclusivo, fruto de um longo processo de pastoreio, de recolha e de transformação manuais.
A RECOLHA DA MATÉRIA-PRIMA
Graças a um pelo composto por duas camadas, as cabras sobrevivem às condições extremas desta região, incluindo tempestades de areia e temperaturas extremas. Ao longo das estações, os pastores nómadas conduzem os rebanhos por terrenos arenosos ou nevados, cuidando dos animais com grande carinho, em profunda comunhão com a natureza e com ritos ancestrais.
Em maio, quando o tempo aquece, as cabras perdem a fina barreira que retém o calor no corpo, e são então penteadas manualmente, num processo indolor para o animal e inteiramente sustentável, para recolher a preciosa pelagem. Não mais de 250 gramas de material, que é enviado para verificação e transformação.
A TRANSFORMAÇÃO
Posteriormente, faz-se a análise e o controlo de qualidade do fio, por especialistas mundiais na fiação de caxemira superior, fornecedores das maiores casas de alta-costura. Este é um processo que combina tecnologia e profundo conhecimento artesanal.
Somente o material que corresponde aos mais altos níveis de excelência é utilizado no fabrico dos têxteis Vista Alegre.
UM PROJETO SUSTENTÁVEL
A cadeia de obtenção e transformação da caxemira assegura a delicada simbiose entre humanos, animais e o ambiente. A observação do ciclo natural de pastoreio na região da Mongólia onde a matéria-prima é recolhida, a colheita manual, o respeito pelos caprinos e a pequena quantidade de material recolhido garantem uma produção responsável.
Através deste projeto, a Vista Alegre participa na melhoria da qualidade de vida e de trabalho da comunidade local, contribuindo para a manutenção de uma atividade ancestral que salvaguarda as espécies, a paisagem e a transmissão de conhecimento.
Ana Moura e Catarina Furtado são a imagem da coleção Vista Alegre Têxteis
Além de traduzirem o bom-gosto e sofisticação identificados com a marca, Ana Moura e Catarina Furtado corporizam também os valores de universalidade, respeito e admiração pelo trabalho artesanal em sintonia com a natureza, assim como pela defesa da responsabilidade social.
Ana Moura, intérprete consagrada por uma carreira de sucesso a nível mundial, com mais de um milhão de discos vendidos, e Catarina Furtado, comunicadora, autora, atriz, embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e fundadora e Presidente da Associação sem fins lucrativos “Corações Com Coroa” são a imagem da coleção de echarpes e mantas Vista Alegre.
Ana Moura
“Quando me foi lançado este desafio não hesitei em aceitar por várias razões. Desde logo, porque me apaixonei pelas echarpes e pelas mantas que a Vista Alegre criou. Confesso que são peças que qualquer mulher adorará ter no seu guarda-roupa como complemento de moda, ficando as mantas bem em qualquer casa. A cor, a vida e a qualidade da coleção identificam-se plenamente comigo e, acredito, com a maioria das mulheres que gostam de sofisticação e requinte. Sendo uma artista que cruza palcos de todo o mundo, será um prazer enorme levar comigo as echarpes e as mantas para um aconchegante conforto do corpo e dos locais onde fico.”
Catarina Furtado
“É para mim uma enorme honra ver o meu nome associado a uma das mais prestigiadas marcas portuguesas, com um enorme alcance mundial. A Vista Alegre é sem dúvida o prolongar de uma identidade nacional que a todos e todas deve orgulhar. Além disso, através desta coleção, a marca está a contribuir para a preservação de um ecossistema e uma cadeia de conhecimento que perduram através da história de forma praticamente intocada, e onde o tempo é rei. Um projeto que, pelo seu cariz sustentável, ainda mais me atraiu, coroado pela beleza e versatilidade das echarpes e mantas!”
Sobre a Vista Alegre
A Fábrica de Porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, no distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesas e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro artesanais e de grande qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.
Em 2018, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro arrecadou 30 prémios no total e, em 2019, a marca recebeu 39 dos mais prestigiados prémios de design internacionais, entre os quais se destacam os German Design Awards, LIT (Light in Theory), Good Design Chicago, Innovative Interiors, European product Design Awards, IF, German Innovation Awards, Architecture Masterprize e German Brand Awards, entre muitos outros, em países como Alemanha, Estados Unidos e Itália.
Em 2020, a Vista Alegre recebeu, até ao momento, 12 prémios, dos quais se destacam os German Design Awards e os IDA (International Design Awards), em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras expressões artísticas têm emprestado o seu talento a criações da marca.
Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos muitos autores que se associaram à marca.
Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as de Portugal, Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
Saiba mais em: www.vistaalegre.com
(Pub)