Viseu é um dos três municípios portugueses convidados pela Associação Nacional de Municípios Portugueses para integrar um “Estudo de boas práticas e condições de construção de plataforma de gestão de informação necessária à geração de inteligência na gestão do território nacional”.
Com financiamento do programa Compete 2020, o estudo, com coordenação científica da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a execução técnica a cargo da consultora EY, visa apurar boas práticas utilizadas na criação de plataformas de gestão de informação que potenciem a implementação de estratégias urbanas inteligentes.
Viseu recebe amanhã a apresentação da última fase do projeto, incluindo o protótipo demonstrativo da plataforma de gestão de informação (PGI), construída a partir de dados reais de ocorrências no município.
Os trabalhos desenvolvidos tiveram como objetivo acelerar o processo de geração de inteligência na gestão do território nacional, fazendo uma radiografia do estado da arte nos Municípios portugueses e uma análise dos melhores exemplos internacionais no campo da inteligência urbana, como base para uma ampla articulação com os diferentes atores, públicos e privados, e respetiva escalabilidade a diferentes níveis territoriais. A sua execução foi dividida em 4 fases distintas, nomeadamente: Análise do Estado de Arte; Definição de Modelos Analíticos; Criação do Protótipo Demonstrativo da PGI e Demonstração com base em 3 municípios-piloto (Alcácer do Sal, Viseu e Guimarães).
Este workshop contará com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, na qualidade de Presidente do Conselho Diretivo da ANMP, Manuel Machado, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Além do estudo, serão ainda debatidas oportunidades de financiamento no contexto das cidades inteligentes, numa mesa redonda composta por representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e da Agência para a Modernização Administrativa.