Vila Nova de Paiva – O “Volfrâmio” de ontem e de hoje

No salão nobre do município, o presidente da autarquia, Paulo Marques, recebeu e deu as boas vindas ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, prefaciador desta reedição, que contou ainda com a apresentação de José Manuel Lello, editor e livreiro.

Tópico(s) Artigo

  • 19:35 | Domingo, 18 de Junho de 2023
  • Ler em 4 minutos

Na continuação dos eventos inseridos na efeméride 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro, decorreu em Vila Nova de Paiva a apresentação da reedição da obra “Volfrâmio”, primicialmente editada em 1944.

No salão nobre do município, o presidente da autarquia, Paulo Marques, recebeu e deu as boas vindas ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, prefaciador desta reedição, que contou ainda com a apresentação de José Manuel Lello, editor e livreiro.


 

Da autarquia anfitriã estavam presentes a presidente da Assembleia Municipal, o vice-presidente Nuno Coutinho e a adjunta do gabinete de apoio à presidência, Miriana Alves. De entre os convidados institucionais estavam o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, o vice-presidente de Sernancelhe, Carlos Santos, o vereador da Cultura, Armando Mateus, os deputados do PS, Lúcia Araújo Silva, João Azevedo e José Rui Cruz e os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.

Depois da assinatura do Livro de Honra do Município, rumou-se a Alhais, à Igreja da Nª Sª da Corredoura, onde foi descerrado um simbólico memorial com a efígie do escritor e o seu registo de baptismo, ocorrido naquela igreja, em finais de 1885, tendo na ocasião usado da palavra o pároco de Vila Nova de Paiva, cónego Justino.

Seguiu-se para o Parque Botânico Arbutos do Demo onde, em plena natureza e num enquadramento de rara beleza e perfeição, decorreu a cerimónia de apresentação.

Momentos musicais a cargo de um virtuoso saxofonista e um bem conseguido sketch teatral a cargo dos alunos do Clube de Teatro ÁQUIteatro, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva e exposição de fotografias feitas nas Minas do Rebentão, da autoria de Paulo Neto em colaboração com Graciete Salvador, Sofia Pires e Cristóvão Chaves, presidente da Junta de Freguesia da Queiriga.

Graciete Salvador deu as boas vindas em nome do presidente da autarquia. Em seguida, Paulo Marques usou da palavra. Seguiram-se Paulo Neto, professor e director da revista literária “aquilino”, Eduardo Boavida, director da Bertrand Editora, José Manuel Lello, editor e livreiro, Aquilino Machado, professor e neto de Aquilino Ribeiro e Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.

Concluiu-se o evento com uma merenda aquiliniana servida com excelentes produtos locais, típicos das freguesias do Concelho e vinhos Terras do Demo e Aquilinu’s.

A organização foi perfeita, sem falhas, num lugar paradisíaco, muito próximo das Minas do Rebentão, onde foi explorado o volfrâmio no decurso da Grande Guerra.

O próximo livro a ser reeditado, “A Via Sinuosa”, está a cargo do município de Moimenta da Beira e conterá o prefácio de João Soares, antigo ministro da Cultura. Será na FAR, Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, a 30 de Setembro. Segue-se-lhe, já em Maio de 2024, dia 11, no Carregal, Sernancelhe, a reedição da obra “Geografia Sentimental”, com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Nesta ocasião será ainda apresentado o livro “60 Anos, 60 Testemunhos” e inaugurado, no Pátio dos Sanhudos o “Centro Interpretativo de Aquilino Ribeiro”.

Ainda nesse mês de Maio, a 25, no Panteão Nacional, em Lisboa, decorrerá a Cerimónia de Encerramento dos “60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro”, com programa a divulgar a seu tempo.

Parabéns a toda a equipa da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, na pessoa do seu presidente, Paulo Marques, pela excelente e competente organização deste momento.

 

Fotos de Sofia Pires

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora