A Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2023, que se realizou entre os dias 6 e 10 de setembro, em Castelo Branco, marcou o encerramento da competição, onde participaram 26 equipas de 17 Distritos e Regiões Autónomas. Este momento foi o culminar de um ano de trabalho de um projeto promovido entre a Associação Cais e as entidades parceiras.
Neste evento participaram equipas femininas, masculinas e mistas, com jogadores e jogadoras de diferentes faixas etárias. Cada equipa teve um máximo de 8 atletas, 4 em campo e 4 suplentes e os jogos tiveram uma duração de 14 minutos. Durante os cinco dias do evento, para além dos jogos, decorreram atividades educativas, culturais e recreativas.
Os vencedores da Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2023 foram: no Torneio Masculino Beja, detentora em título e agora bicampeã, e no Torneio Feminino Beja também, tornando-se agora tricampeãs. O 2º lugar no Torneio Masculino ficou a equipa do Porto e no Feminino ficou a equipa de Viseu. Em 3º lugar no Torneio Masculino ficou a equipa de Setúbal, enquanto que no Torneio Feminino ficou a equipa de Lisboa.
Além disso, foram ainda distinguidas como Melhor Equipa Masculina a de Viseu e a Melhor Equipa Feminina a de Setúbal, que se estreou no campeonato de 2023. O trofeu para Melhor Treinador foi para o Treinador da Equipa Feminina de Setúbal.
Foram cinco dias de animação, união, aprendizagem, partilha e amizade entre todos os participantes.
O Projeto Futebol de Rua é promovido pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, com o intuito de promover a prática desportiva e utilizá-la como estratégia de intervenção na promoção da inclusão social.
A iniciativa promove o acesso ao desporto, qualifica participantes e profissionais, promove ainda o acesso a atividades culturais e recreativas, criando uma consciência social para as problemáticas sociais. O futebol é, deste modo, um instrumento de capacitação no desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais em todos os jovens participantes.
Sobre a Cais
Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Tem como objetivo principal contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos em risco de exclusão social, pela dignificação humana, capacitação e empregabilidade. A Associação CAIS promove um programa de capacitação e empregabilidade, formando e integrando pessoas em contexto laboral através da capacitação, empowerment, autonomização, formação e ampliação de competências pessoais, sociais e profissionais.