Realiza-se amanhã e depois (quarta e quinta-feira, dias 21 e 22) o colóquio internacional “Gestão Sustentável de Bens Património Mundial”.
A iniciativa – integrada nas comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO – decorre a partir das 9h30, no Colégio da Trindade, e é aberta à comunidade (sem necessidade de inscrição prévia).
Em discussão estarão as práticas de universidades nacionais e europeias (como as do Porto, Lisboa e Évora, ou as que integram o Coimbra Group) com foco na gestão e divulgação dos diferentes patrimónios, do edificado ao móvel passando pelo património comumente designado por intangível.
O primeiro dia (quarta-feira, 21), com início às 9h30, com a conferência “Universidades e património: âmbito, escala e 3ª missão – no espelho da museologia e da divulgação científica”, por Bernadette Biedermann, Vice-Diretora dos Museus Universitários da Universidade de Graz (Áustria) e responsável máxima do grupo de trabalho de Património no Coimbra Group, é dedicado ao tópico “Universidade e Património”. De tarde, a discussão incide sobre “Planos de Gestão”, com destaque para a experiência da universidade de Alcalá de Henares (Espanha), também inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO.
O programa completo do colóquio internacional – que encerra às 18h00 com uma visita ao estaleiro aberto da empreitada em curso na Biblioteca Joanina, guiada pelo Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias – está disponível em https://www.uc.pt/10unesco/programa/programa-cientifico/gestao-sustentavel-de-bens-patrimonio-mundial/.
Mais informações sobre as comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – estão no endereço www.uc.pt/10unesco.
(Foto DR)