A Universidade de Coimbra (UC) vai apoiar financeiramente a aquisição do imóvel da Real República Boa-Bay-Ela. O apoio da UC é de 10 por cento do valor total do imóvel que se encontra na Rua João Pinto Ribeiro, n.º 17.
“Estatutariamente a UC reconhece as “repúblicas” como polos autónomos dinamizadores de cultura e de vivência comunitária e académica. A UC deve por isso empenhar-se na preservação do legado histórico das “repúblicas” enquanto património imaterial”, defende o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
O apoio financeiro da UC é “essencial para a estabilidade financeira e preservação da República Boa-Bay-Ela”, acrescenta João Paulo Bernardino.
De acordo com a Associação da Real República Boa-Bay-Ela, foi com “enorme satisfação que ficamos a saber que a Universidade de Coimbra está com as Repúblicas de Coimbra, contribuindo para a sua preservação e valorização”.
Fundada a 26 de janeiro de 1956, a Real República Boa-Bay-Ela “é atualmente uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto o alojamento e fornecimento de alimentação a estudantes da Universidade de Coimbra, e que tem na sua essência a defesa, promoção e dinamização do modo de vida comunitário e do espírito repúblico”, explicam os responsáveis. Atualmente, com sete estudantes residentes, das várias faculdades da Universidade de Coimbra, os repúblicos preveem a entrada de mais elementos, incluindo estudantes de mobilidade, já no próximo ano letivo.
A escritura pública de aquisição do imóvel está agendada para amanhã, 30 de julho, pelas 10 horas. O valor total da aquisição é de 150 mil euros.