A Unilabs Portugal acaba de instalar nos escritórios centrais da empresa no Campo Alegre, no Porto, as primeiras UniHortas, destinadas a serem “trabalhadas” pelas suas pessoas.
Nos terraços do edifício estão oito ‘growbeds’ espalhadas por dois UniDecks para cultivar diversas plantas que vão ser doadas ao projeto solidário “Abraço Amigo” da Associação GASPORTO. As oito ‘growbeds’ vão produzir cerca de 200 kg de legumes, frutas e ervas aromáticas por ano. As UniHortas vão também permitir uma poupança de água de 53,8 m3, uma redução de 60 kg de resíduos orgânicos e 399 kg de CO2, além da redução de resíduos inorgânicos.
“O objetivo das UniHortas passa por promover um espaço profissional e relações no trabalho com saúde para dar… e colher! E, ao mesmo tempo, pôr as mãos à terra por um mundo mais GreenMotion através de hortas ecológicas”, adianta Diana Pinto, Head of CARE BIG da Unilabs Portugal.
“O projeto UniHortas junta duas áreas cada vez mais importantes; a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Queremos que este projeto mostre aos nossos colaboradores que, juntos, podemos contribuir para um mundo melhor. Somos uma empresa jovem, com um futuro promissor na área do diagnóstico clínico, ‘desospitalização’ e melhoria do período de vida ativa da população. Podemos e devemos dar passos para uma vida mais saudável, num trabalho conjunto e solidário que vai ajudar quem mais precisa” sublinha Diogo Garcez, Diretor Executivo de Operações da Unilabs.
Esta realização é feita em colaboração com a Noocity Ecologia Urbana, uma start-up portuguesa, sediada no Porto e focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica.
O projeto UniHortas arranca na sede da empresa, no Porto, onde trabalham 340 pessoas, mas a Unilabs admite alargar a iniciativa a outros edifícios em Portugal.