Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e reconhecido especialista em incêndios florestais, vai proferir a sua “Última Lição” na próxima sexta-feira, 9 de outubro.
A cerimónia, com início às 15 horas, tem lugar no auditório do edifício central da FCTUC, no polo II da Universidade de Coimbra.
Domingos Xavier Viegas concluiu a licenciatura em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico em 1972, e doutorou-se em Aerodinâmica, pela Universidade de Coimbra em 1981. Desde 1992, é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Em 1990, fundou a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que constitui uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. No âmbito da ADAI, coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação, formação avançada e prestação de serviços nesta área.
O professor Xavier Viegas apresentará a sua “última lição” enquadrada numa cerimónia mais ampla, com o seguinte programa:
15.00
Diretor da FCTUC,
Professor Doutor Paulo Oliveira
Intervenção de Abertura
15.15
Professor Doutor Janeiro Borges
Orientador da Tese de Doutoramento do Professor Xavier Viegas
15.40
Professor Doutor Manuel Carlos Silva
Primeiro aluno de doutoramento do Professor Xavier Viegas
16.05
Outros testemunhos
Alguns testemunhos na primeira pessoa
16.45
Professor Doutor Domingos Xavier Viegas
Apresentação da “Última lição”
17.30
Magnífico Reitor da UC,
Professor Doutor Amílcar Falcão
Encerramento
Devido às limitações impostas pela Covid-19, a sala onde a cerimónia irá decorrer terá um número máximo de 70 pessoas a assistir, estando a lotação já esgotada. De forma a ultrapassar esta limitação de lugares, a sessão será transmitida em direto através do canal de Youtube do CEIF, em www.youtube.com/user/CEIF2011.