UC estreita relações com Moçambique ao celebrar parceria com o Município de Quelimane

A assinatura deste protocolo com o Município de Quelimane é mais um passo  no reforço da posição da Universidade de Coimbra como universidade central em todo o espaço falante de língua portuguesa.

Tópico(s) Artigo

  • 9:53 | Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Universidade de Coimbra (UC) celebrou esta segunda-feira, 21, um acordo de cooperação académica, científica e cultural com o Município de Quelimane (Moçambique).

O protocolo foi assinado na cerimónia de apresentação do livro “Quelimane, Uma História Cheia de Estórias”, coorganizada pela UC e pela Câmara de Comércio Portugal Moçambique e com a intervenção da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

A parceria entre a Universidade de Coimbra e o Município de Quelimane – assinada pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, na Sala do Senado – visa, em particular, a cooperação em académica, científica e cultural nas áreas de ordenamento do território, património cultural, ambiente e saúde.


“A assinatura deste protocolo com o Município de Quelimane é mais um passo  no reforço da posição da Universidade de Coimbra como universidade central em todo o espaço falante de língua portuguesa. Este acordo de cooperação terá uma efetividade muito grande para estreitar a aproximação entre os povos lusófonos, nomeadamente nas áreas do Ambiente e da Biodiversidade e do Património Cultural (duas cátedras UNESCO da Universidade de Coimbra)”, declara João Nuno Calvão da Silva.

“Nós identificámos algumas das áreas em que a Universidade de Coimbra é especialista e queremos beneficiar da sua experiência e conhecimento, para melhorar a gestão autárquica de Quelimane e modernizar a nossa administração pública”, refere, por sua vez, Manuel de Araújo.

A cerimónia contou também com as intervenções do Presidente da CCPM, Rui Moreira de Carvalho, e do Cônsul-Geral de Moçambique no Porto e Zona Norte de Portugal, Agostinho Milton. À assinatura do protocolo, seguiu-se a apresentação de “Quelimane, Uma História Cheia de Estórias”. A obra, com organização de Abdul Carimo, António Barros e António Leitão Marques, e contribuições de vários antigos alunos da UC, foi apresentada por Maria Manuel Leitão Marques (também autora do prefácio).

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora