Corrida e caminhada realiza-se no próximo dia 27 de novembro promovendo as condições favoráveis do município para a prática de desporto e turismo na natureza, micologia, estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.
Estão encerradas as inscrições para a 8a edição do Trail do Míscaro, que se realiza, no próximo dia 27 de novembro, na vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Mais de quatro centenas de atletas, de várias zonas do país e de alguns pontos da Europa, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais.
A modalidade mais concorrida é o Trail Curto (15K), que vai reunir 190 atletas, seguida da caminhada (de 11K), que terá 160 caminhantes. O evento inclui ainda as distâncias de Trail Longo (25K), com 70 participantes.
O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira e conta com o apoio do Município de Aguiar da Beira, da União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche, da União de Freguesias de Souto e Valverde e da União de Freguesias de Sequeiros e Gradiz, bem como com o apoio de outras organizações e empresas locais.
Evento solidário com a natureza
A vertente solidária é outra das marcas do Trail do Míscaro, que já contribuiu para apoiar os Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira e uma IPSS do concelho, e, nas últimas edições, tem ajudado à reflorestação do território concelhio.
Ao participar nesta corrida e caminhada estará a ser solidário com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental com a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres.
O Trail do Míscaro doará, mais uma vez, árvores para a florestação do concelho, tendo já contribuído, nos últimos três anos, para a plantação de mais de mil árvores autóctones em terrenos desertificados do concelho de Aguiar da Beira, em ações de educação ambiental com os participantes e população local.
“Míscaro amarelo”
O míscaro amarelo (Tricholoma equestre) é, de finais de outubro a início de dezembro, a grande atração do concelho de Aguiar da Beira. Este tipo de cogumelo silvestre torna-se mesmo uma fonte de rendimento, para locais e visitantes.
Estão ainda identificadas outras sete espécies de cogumelos comestíveis no concelho: Boletus edulis e Pinicola (boleto/cepa); Lactarius delicosus (sanchas); Macrolepiota procera (tortulho); Hydnum repandum (pé de carneiro); Craterellus cornucopioides (trompete dos mortos); Cantarellus cibaruis (cantarelas); e Craterellus tubaeformis.
A importância da iguaria levou o município a promover anualmente, desde 2013, o Certame Gastronómico do Míscaro, que este ano transformou apenas num roteiro pelos restaurantes do concelho.
www.facebook.com/traildomiscaro
traildomiscaro@gmail.com
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=CbuvDiz096g&t=3s
https://sicnoticias.pt/pais/2017-11-26-Mais-de-100-participantes-no-4.-Trail-do-Miscaro