A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, no dia 30 de janeiro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos (CARI), Major-general Mário José Machado Guedelha, numa cerimónia que foi presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna Telmo Correia, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando Geral.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1992, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
· Comandante de Pelotão no antigo Regimento de Infantaria;
· Comandante do Destacamento de Trânsito de Portalegre;
· Comandante do Destacamento Territorial de Portalegre;
· Oficial de tiro e adjunto da Secção de Operações, Informações, Treino e Relações Públicas, no Comando Territorial de Portalegre;
· Comandante de Pelotão, de Companhia e de Batalhão da Escola da Guarda;
· Adjunto do Comandante da Escola da Guarda para a estratégia da formação e gestão do conhecimento;
· 2 .º Comandante do Centro de Formação de Portalegre;
· Adjunto do Comandante da Escola da Guarda;
· Assessor do Comandante-geral da GNR;
· Coordenador Sectorial de Informações Policiais e Cooperação Internacional do Euro 2004;
· Assessor do Ministro da Administração Interna;
· Assessor do Comandante Operacional da GNR;
· Comandante do Comando Territorial de Setúbal;
· Diretor do Departamento de Operações do Comando Operacional.
Ao serviço da Guarda, mas em organismos externos, exerceu as funções de Coordenador e Analista de Informações (Intelligence) na Divisão Multinacional Sudeste em Bassorá (Iraque), de Oficial de Ligação da GNR no Estado-Maior da Guardia Civil em Madrid, de Oficial de Ligação da GNR no Instituto Universitário Militar e de Coordenador da Área de Ensino Específico da GNR e da Área de Estudos de Segurança Interna e Fenómenos Criminais, também naquele instituto.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
É casado e tem dois filhos.
O CARI assegura o comando e direção de toda a atividade da Guarda nos domínios da administração dos recursos humanos, materiais e financeiros. O CARI compreende as áreas de recursos humanos, recursos financeiros, recursos logísticos e saúde e assistência na doença. O CARI assegura, ainda, a assistência religiosa aos militares da Guarda.