A SIBS desenvolve o primeiro cartão inclusivo para pessoas com deficiência visual certificado pela ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, para que possam utilizar este instrumento de forma mais autónoma, segura e privada. Esta solução SIBS inclui cartões bancários e não bancários com identificação e caracteres em Braille, e permitirá aos utilizadores cegos e com baixa visão distinguir os vários tipos de cartão por tipo de utilização.
Trata-se de uma tecnologia e solução próprias desenvolvidas pela SIBS, que passam a estar disponíveis a todos os seus clientes e parceiros, em Portugal e no estrangeiro que pretendam incluir esta solução na sua oferta.
O projeto de identificação de cartões inclusivos para pessoas com deficiência visual responde a um desafio já identificado pela ACAPO, mas para o qual ainda não existia uma resposta eficaz. Este desafio foi assumido pela SIBS, no âmbito do programa de Sustentabilidade “Verde-Código-Verde”, e em linha com o seu propósito de desenvolver soluções com impacto no dia a dia e criar valor para as comunidades onde está presente, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa.
Com esta solução, qualquer pessoa poderá identificar tanto o tipo de cartão – bancário, de fidelização, de acesso ou outro; débito, crédito, pré pago, entre outros no caso dos cartões bancários – como a entidade emissora, com plena autonomia, privacidade e segurança. A inclusão do Braille nos cartões complementa assim o cortante lançado em 2018, um corte efetuado no cartão em formato de meio lua que permite às pessoas cegas ou com baixa visão identificarem o lado correto para utilização do mesmo.
Atualmente, em Portugal, 23.396 pessoas não conseguem ver e 3,7% da população tem muita dificuldade em realizar esta tarefa[1].
Com cerca de 20 anos de experiência, a SIBS Cartões tem como missão criar valor para os seus stakeholders com o desenvolvimento de soluções para cartões seguras e inovadoras, que promovam princípios com impacto positivo a nível ambiental e social. Seguindo este compromisso, para além do lançamento do cortante em 2018, a SIBS Cartões foi pioneira no lançamento de cartões em PVC Eco, tornando este instrumento mais sustentável, e, mais recentemente, em 2021, um cartão composto por 100% de PVC reciclado, permitindo reduzir significativamente o impacto no meio ambiente.
Este novo projeto surge em parceria com a ACAPO, uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada a 20 de outubro de 1989 que tem como missão a representação dos cidadãos com deficiência visual, providenciando-lhes serviços adequados às suas necessidades e consciencializando a sociedade para a sua inclusão.
Sobre a SIBS
Com quase quatro décadas de existência, a SIBS disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 150 milhões de utilizadores, em três diferentes continentes, processando anualmente mais de 8 mil milhões de transações. Para além de ser um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS é uma referência em soluções e serviços de Segurança e Anti-Fraude em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na Produção e Personalização de Cartões.
A SIBS nasceu e cresceu a inovar e vai continuar a sua missão. Tem a tecnologia como seu driver e através dela reinventou formas de pagamento já existentes e criou o MB WAY, o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno e completo, que conta com mais de 4,5 milhões de utilizadores que fazem compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel. É igualmente responsável pela gestão das Redes ATM Express e MULTIBANCO, a maior e mais universal rede portuguesa de Caixas Automáticos, aos quais acrescentou dezenas de funcionalidades, muitas inéditas mundialmente, tornando a maior rede de ATM em Portugal também a mais completa do mundo. Em paralelo, a SIBS gere múltiplos canais de pagamentos digitais, dos Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis.
É ainda um player internacional de relevo, presente em diversos mercados, nomeadamente na Europa, Ásia e África, onde as soluções SIBS operam em mais de 850 mil terminais que processam cerca de 2 mil milhões de transações. De destacar a atividade na Roménia onde adquiriu a empresa líder no processamento de operações com cartões – Romcard/Supercard que agora opera sob o nome SIBS Romania, e na Polónia, onde detém a PAYTEL, um dos operadores de terminais de pagamento que mais tem dinamizando o mercado. A SIBS tem uma posição relevante nestes importantes mercados da Europa Central e de Leste, contribuindo com tecnologia e know-how português para o desenvolvimento e digitalização destes países.
De forma empenhada, a SIBS prossegue, de forma constante, a sua missão de ser o parceiro de referência de entidades públicas e privadas, criando valor para a Sociedade, através do desenvolvimento e gestão de soluções de pagamento, processos e serviços conexos baseados em tecnologia que combinem segurança, conveniência e inovação, respeitando os bons princípios comportamentais e as condições de sustentabilidade.
Pode encontrar mais informação sobre a SIBS em www.sibs.com.
Sobre a ACAPO
Com mais de 30 anos de existência, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) trabalha em prol da inclusão das pessoas com deficiência visual e promoção da sua qualidade de vida, por forma a potenciar a plena cidadania destas pessoas numa sociedade verdadeiramente inclusiva. Para tal, desenvolve um trabalho impar na habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência visual, representando e defendendo os seus direitos e cooperando com todas as entidades e particulares que queiram participar na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos.
Pode encontrar mais informação sobre a ACAPO em www.acapo.pt.
[1] Dados Censos 2021.