Sernancelhe… onde os mais jovens leem Aquilino e escrevem sobre Aquilino

”A leitura é o antídoto da ignorância”, nas palavras de Mário Rodrigues, ecoa como mote de todo este profícuo trabalho tão didactica e sapientemente empreendido por esta comunidade escolar, a todos os títulos merecedora dos mais rasgados elogios.

Tópico(s) Artigo

  • 12:14 | Domingo, 01 de Dezembro de 2024
  • Ler em 4 minutos

Sernancelhe é um concelho culturalmente sólido que há muito aposta forte neste domínio, pelas mais diversas formas que vão desde a literatura, à leitura, escrita, música, pintura, etnografia, história, etc.

Terra que deu berço a Aquilino Ribeiro, em sua homenagem, reiteradamente, tem sabido promover uma pluralidade de manifestações culturais em torno do Mestre e da sua obra. Colóquios com prelectores das maiores instituições de ensino superior de Portugal, reedições em parceria com a Bertrand, edições de obras de temática aquiliniana, composições musicais de altíssima qualidade sobre a obra, Feira Aquiliniana da Lapa, edição da revista literária “aquilino”, fomento da leitura pelos mais jovens de obras do Escritor, escrita de textos nela inspirados, et al.


 

E é aqui que queríamos chegar. Desta feita e mais uma vez, no dia 29 de Novembro, a comunidade do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, depois do “Romance da Raposa“, pegou em mãos o “Valeroso Milagre“, cuja acção decorre na Tabosa do Carregal, na época das invasões francesas e, com os seus alunos, num profícuo trabalho de conteúdos pedagógicos transversais – Português, História, EMRC, EVT – soube dar corpo e forma ao livro “Estradas de Imaginação“, que viu prelo numa tiragem de 1000 exemplares.

 

Com coordenação de Mário Rodrigues e colaboração de Ana Paula Dias, Fernanda Ribeiro e demais docentes, com o apoio de Fátima Correia, directora do Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues e da Câmara Municipal, pelas mãos do seu presidente e vereador da Cultura, respectivamente Carlos Santos e Armando Mateus, com intervenção de alunos do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, os alunos do 1º ao 9º ano, leram Aquilino em contexto escolar, da sua leitura produziram texto e ilustraram os seus textos. O resultado final foi um primoroso livro, com alta qualidade gráfica, que foi distribuído por todos a comunidade escolar, encarregados de educação incluídos.

 

Nesta tarde sombria de Novembro, as centenas de alunos presentes deram cor e alegria ao evento, o qual, ao que soubemos, não ficará por ali, pois novas iniciativas estão já previstas com a total colaboração da autarquia, prometida pelo seu presidente, Carlos Santos.

Na cerimónia que teve como apresentador o Tiago, aluno do agrupamento, intervieram os professores Mário Rodrigues, Ana Paula Dias e Fátima Correia, Armando Mateus, vereador da cultura, Paulo Neto, director da revista literária “aquilino” e o presidente do município, Carlos Santos. Diversos alunos leram excertos da obra e executaram números musicais sob a batuta dos professores Artur Costa e Tiago Mendes.

 

 

 

A leitura é o antídoto da ignorância”, nas palavras de Mário Rodrigues, ecoa como mote de todo este profícuo trabalho tão didactica e sapientemente empreendido por esta comunidade escolar, a todos os títulos merecedora dos mais rasgados elogios.

 

 

Se a maior homenagem que se pode fazer a um escritor é ler a sua obra, mais de seiscentos alunos cumpriram este pedagógico objectivo, num tributo ao Escritor da sua terra prestado.

Reportagem fotográfica de Léa Diogo.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora