Sernancelhe é hoje, na nossa óptica, uma das vilas do distrito de Viseu com mais oferta turística e económica a conceder a quem a visita e a quem a procura.
Não são apenas os plurais eventos propostos e acrescentados a cada dia que passa, é também o bom gosto que ressumbra da sua riqueza patrimonial, as novas urbanizações de fino bom gosto arquitectónico, como, a título de exemplo, a “Vila Martainha”, espaço adquirido e urbanizado pela autarquia, vendido em lotes com condições específicas de construção, a zona industrial num acelerado e harmonioso crescimento, o centro histórico, os miradouros, o Távora e as novas propostas para lazer, da natação à canoagem, a gastronomia que se enriquece em qualidade a cada dia que passa, o Espaço da Castanha, de visita obrigatória, o Museu de Arte Sacra, a Igreja matriz românica, a proposta hoteleira com o Hotel do Freixinho, a Casa Martaínha, a Casa do Castelo, etc.
Acresce o Santuário Mariano da Lapa, o Pátio do Carregal onde nasceu Aquilino, o convento cisterciense feminino da Tabosa, os Passadiços do Távora e um ror de outras belíssimas propostas.
Hoje, um fim-de-semana em Sernancelhe não deixará o veraneante desiludido, como decerto não o deixou um novo evento apresentado ao público nos dias 18 e 19 deste mês: Momentos com Vinho, uma nova aposta para divulgação e incremento de uma realidade vitivinícola local, o Vale do Távora e Varosa, onde se criam a maioria das uvas que vão dar o espumante Terras do Demo.
Este evento que oportunamente noticiámos e pode ler aqui https://www.ruadireita.pt/ultima-hora/momentos-com-vinho-em-sernancelhe-40906.html foi mais um sucesso a juntar a este “cardápio” de excelência proporcionado pelo município local.
Estão de parabéns as equipas que nele colaboraram “capitaneadas” pelo presidente Carlos Silva Santiago e pelo vereador da cultura, Armando Mateus.
Perante o êxito desta mostra vínica, decerto que estará no intuito da organização juntá-lo ao “portefólio” de eventos sernancelhenses que já conta com sucessos como a Festa da Castanha, o Festival das Sopas, a Feira Aquiliniana da Lapa, o Ser+Cultura, etc., etc., etc.
Um concelho a bulir, que não deixa de lado a vertente literária e histórica, tendo para já agendadas grandes novidades, até final do ano, no contexto aquiliniano e… do Marquês de Pombal, novidade que vai dar muito que falar…
Estejam atentos!