Um relatório do Portal da Queixa aponta para um aumento das reclamações sobre o setor automóvel. De janeiro a outubro, o número registou um crescimento de 48.3%, em comparação com o mesmo período de 2022. Peugeot, Renault, Dacia e Citroën são as marcas com o maior volume de queixas este ano e o principal motivo de reclamação está relacionado com o sistema de antipoluição (AdBlue), um problema que está concentrado em vários modelos da marca Peugeot.
De janeiro até outubro, o número de reclamações dirigidas ao setor automóvel apresentou um crescimento de 48.3%, comparativamente com o período homólogo de 2022, e um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2021, revela o relatório do Portal da Queixa sobre o setor.
Segundo indica a análise, das 31 marcas analisadas, as francesas Peugeot, Renault, Dacia e Citroën foram as que registaram o maior volume de queixas em 2023. Somadas, concentram 45.3% de todas as queixas contra o setor.
Principais motivos de reclamação
O principal motivo de reclamação registado, em 2023, está relacionado com o sistema de antipoluição — AdBlue. O problema está concentrado principalmente na marca Peugeot, responsável por 49% das reclamações sobre este tema. Já os modelos que mais queixas obtiveram relacionadas com o AdBlue foram: Peugeot 308, Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Peugeot 2008. Os dados indicam que este foi um motivo que cresceu 26.4% em relação ao período homólogo de 2022.
Modelos mais reclamados
Este ano, os modelos que receberam um maior volume de queixas foram: Dacia Sandero, Peugeot 2008, Peugeot 308, Mazda CX-3, Dacia Duster e Peugeot 5008. O maior crescimento em relação a 2022 foi do Renault Clio, com um aumento de 650% no número de reclamações. Na sequência, dois modelos da Dacia, Duster (400%) e Sandero (250%).
Elétricos e Híbridos Vs Combustão
De acordo com o relatório, o número de reclamações relacionadas com veículos elétricos e híbridos está a aumentar a grande velocidade. De janeiro a outubro de 2023, as queixas publicadas registaram uma subida de 84%, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em 2022, uma em cada 13 reclamações publicadas era referente a veículos elétricos ou híbridos. Este ano, a média passou para uma em cada 10.
Análise de perfil do consumidor
Os dados analisados apontam para um predomínio de reclamações registadas por homens: 70%. A média geral de idade é de 47.3 anos, havendo predomínio na faixa dos 45 a 54 anos e 35 a 44 anos.
A nível geográfico, Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde mais se reclama contra o setor automóvel.