Uma análise do Portal da Queixa revela que o número de reclamações dirigidas ao IMT duplicou no primeiro trimestre deste ano, comparativamente com o período homólogo de 2021.
A dificuldade na troca da carta de condução foi o principal motivo de reclamação dos consumidores, a gerar 53% do total das queixas e a registar uma acentuada subida de 76% face ao ano anterior. Em abril, a curva de crescimento de reclamações contra o IMT continua a manter a tendência ascendente.
Entre janeiro e março deste ano, o Portal da Queixa recebeu mais de 1.600 reclamações relacionadas com o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), identificando-se a tendência crescente do número de queixas dirigidas a este organismo público. Em 2022, assiste-se a uma duplicação do número de reclamações (aumento de 106%), comparativamente com o primeiro trimestre de 2021, onde se registaram 800 queixas.
De acordo com o Portal da Queixa, do total de reclamações feitas pelos consumidores contra o IMT, 53% denunciam problemas com a troca de cartas de condução, sendo que 20% destas, referem-se a problemas específicos com a troca da carta de condução estrangeira. Da análise comparativa entre os dois trimestres, evidencia-se um aumento significativo de reclamações sobre este tema, registando-se uma subida de 76%, face a 2021.
Abril mantém tendência de crescimento de queixas
Este mês, uma nova análise do Portal da Queixa revela que a curva de crescimento de reclamações contra o IMT continua a manter a tendência ascendente. Só nas últimas três semanas de abril de 2022, a entidade recebeu cerca de 473 queixas, representando um aumento de 45% face ao ano anterior (que registou 325 reclamações no mesmo período considerado).