Quer ser uma Família Global AFS?

Os estudantes têm idades entre os 15 e os 18 anos e vêm de países como a Dinamarca, França, Estados Unidos, Japão, Argentina, entre outros.

Tópico(s) Artigo

  • 11:10 | Terça-feira, 06 de Agosto de 2024
  • Ler em 2 minutos

A partir de setembro chegam a Portugal 51 estudantes de todo o mundo para aprenderem sobre a nossa cultura e língua, vivendo com uma família portuguesa e frequentando uma escola local, envolvendo-se ativamente na comunidade. Chegam ao abrigo do Programa AFS, um programa de intercâmbio para aprendizagem intercultural já com 68 anos de história em Portugal, ao longo dos quais acolhemos mais de 2000 mil jovens.

Os estudantes têm idades entre os 15 e os 18 anos e vêm de países como a Dinamarca, França, Estados Unidos, Japão, Argentina, entre outros. 10 estudantes vêm por 1 trimestre, 5 por 1 semestre e 36 ficarão durante um ano letivo.

A experiência AFS é profundamente transformadora para todas as pessoas envolvidas, sejam os jovens estudantes, as famílias que acolhem, as escolas que participam e toda a comunidade envolvente. Abre-nos os olhos para outras realidades, faz-nos valorizar as diferentes culturas, tornando próximo e familiar aquilo que antes sentíamos como distante ou estranho. Mas acima de tudo toca-nos o coração criando laços afetivos para a vida, além de qualquer fronteira!

Teresa Fragoso, Diretora do AFS Portugal  (foi estudante AFS e família de acolhimento)


São já 28 as famílias portuguesas que irão acolher estes estudantes iniciando a sua experiência para se tornarem Famílias Globais AFS. Estão espalhadas um pouco por todo o país, como Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal ou Beja. Mas são ainda necessárias 23 famílias para acolher – como só as famílias portuguesas sabem – estes estudantes estrangeiros que estão na expetativa de saber com quem irão viver esta experiência única de partilha, aprendizagem intercultural e de crescimento pessoal.

“Receber um estudante estrangeiro AFS abriu os horizontes dos nossos filhos para a diversidade das pessoas no mundo, de como podemos ser tão diferente… mas ao mesmo tempo tão próximos e semelhantes”

Susana Liepa, mãe de acolhimento AFS

Quando abrimos a nossa casa e o nosso coração a estes jovens estrangeiros, não só enriquecemos a nossa vida familiar com a diversidade das novas culturas, como também criamos laços afetivos e internacionais duradouros, dando assim o nosso contributo pessoal para a Paz e Compreensão entre os Povos.

Veja os perfis dos estudantes

https://www.acolhaestudantesafs.org/estudantes-da-europa.html

 

Mais informações: juliana.araujo@afs.org

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora