Queixas contra IMT disparam 179%

Desde o início do ano, foram apresentadas quase 4.000 reclamações. Os problemas relacionados com a carta de condução são um dos principais motivos da insatisfação dos consumidores.

Tópico(s) Artigo

  • 10:27 | Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Uma análise do Portal da Queixa às reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, identificou um aumento significativo do número de queixas contra este organismo público.

Desde o início do ano, foram apresentadas quase 4.000 reclamações. Os problemas relacionados com a carta de condução são um do principais motivos da insatisfação dos consumidores.

Entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 3.776 reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Um crescimento de 179% face ao período homólogo, onde se verificaram apenas 1.354 queixas. A análise permite constatar ainda que, ao longo deste ano, o número de queixas mensal apresentado evolui de forma crescente, exceto no mês de julho. Só em setembro último, os consumidores apresentaram 577 queixas contra o IMT.

 


Dificuldades com a obtenção da carta de condução – troca de título de condução estrangeiro, renovação, emissão e envio -, correspondem à maioria das reclamações reportadas na maior rede social de consumidores em Portugal (62%). De salientar que, destes 62%, 47% das queixas refere-se, exclusivamente, a problemas relacionados com a troca de título de condução estrangeiro.

Os problemas relacionados com veículos (homologações, matrículas, livretes, documentação, inspeções), pesam 12% no total das queixas apresentadas este ano.

Motivo de reclamação foi também a falta de qualidade dos serviços de atendimento e do funcionamento do portal do IMT, entre outros problemas, a pesar 4% nas reclamações de 2021.

A dificuldade na marcação de exames de avaliação foi outro problema apontado pelos condutores (2% das queixas).

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora