Uma análise do Portal da Queixa às reclamações dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, identificou um aumento significativo do número de queixas contra este organismo público.
Desde o início do ano, foram apresentadas quase 4.000 reclamações. Os problemas relacionados com a carta de condução são um do principais motivos da insatisfação dos consumidores.
Dificuldades com a obtenção da carta de condução – troca de título de condução estrangeiro, renovação, emissão e envio -, correspondem à maioria das reclamações reportadas na maior rede social de consumidores em Portugal (62%). De salientar que, destes 62%, 47% das queixas refere-se, exclusivamente, a problemas relacionados com a troca de título de condução estrangeiro.
Os problemas relacionados com veículos (homologações, matrículas, livretes, documentação, inspeções), pesam 12% no total das queixas apresentadas este ano.
Motivo de reclamação foi também a falta de qualidade dos serviços de atendimento e do funcionamento do portal do IMT, entre outros problemas, a pesar 4% nas reclamações de 2021.
A dificuldade na marcação de exames de avaliação foi outro problema apontado pelos condutores (2% das queixas).