Publicidade enganosa motiva 48% das queixas sobre a Black Friday

O Portal da Queixa registou, este ano, um aumento de 15% no número de reclamações consequentes da Black Friday, face a 2023. Os casos relacionados com publicidade enganosa e falsos descontos pesaram 48% nas denúncias. A categoria mais reclamada foi ‘Informática, Tecnologia e Som’, ao somar 32,8% das queixas dos consumidores, entre novembro e dezembro. 

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  • 19:39 | Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
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Entre 1 de novembro e 5 de dezembro de 2024 – período em que decorreram, este ano, as grandes promoções enquadradas na Black Friday -, foram registadas pelos consumidores 668 reclamações no Portal da Queixa, um aumento na ordem dos 15%, em comparação com o período homólogo do ano anterior, no qual se verificaram 582 ocorrências.

A análise realizada permitiu identificar quais foram as categorias com o maior volume de reclamações. Relacionadas com compras na área da Informática, Tecnologia e Som estiveram 32,8% das queixas. A segunda categoria mais reclamada foi Compras, Moda e Joalharia, ao reunir 17,8% das reclamações. Já a categoria Comunicações, TV e Media esteve na origem de 10,9% dos casos e a motivar 7,8% das participações, a categoria Beleza, Estética e Bem-Estar.

Segundo indicam os dados referentes ao período pré Black Friday os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa foram: publicidade enganosa e falsos descontos (47,6%), atrasos (38,1%) e problemas com o cancelamento de compra (9,5%). No que se refere ao período pós Black Friday (de 30 de novembro até 5 de dezembro), verificou-se que a maioria das queixas (55,7%) aponta como problema: atrasos nas encomendas.

Recorde-se que, esta Black Friday ficou marcada pela apresentação de uma inovação pioneira que vem ajudar todos os consumidores a comprar com maior confiança. Trata-se de uma ferramenta suportada por Inteligência Artificial, disponível no site NãoSejasPato.pt, que foi desenvolvida pela equipa da Consumers Trust, tecnológica portuguesa detentora do Portal da Queixa.


A ferramenta permite a qualquer pessoa verificar rapidamente a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou website, antes de fazer uma compra. A pesquisa é feita num só local e dá acesso a informação detalhada, fidedigna e global, de forma totalmente gratuita. A nova ferramenta de IA está já a revolucionar a forma como os consumidores tomam decisões. No primeiro dia de lançamento, foi consultada por mais de 10 mil pessoas.

 

 

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