Entre 1 de novembro e 5 de dezembro de 2024 – período em que decorreram, este ano, as grandes promoções enquadradas na Black Friday -, foram registadas pelos consumidores 668 reclamações no Portal da Queixa, um aumento na ordem dos 15%, em comparação com o período homólogo do ano anterior, no qual se verificaram 582 ocorrências.
Segundo indicam os dados referentes ao período pré Black Friday os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa foram: publicidade enganosa e falsos descontos (47,6%), atrasos (38,1%) e problemas com o cancelamento de compra (9,5%). No que se refere ao período pós Black Friday (de 30 de novembro até 5 de dezembro), verificou-se que a maioria das queixas (55,7%) aponta como problema: atrasos nas encomendas.
Recorde-se que, esta Black Friday ficou marcada pela apresentação de uma inovação pioneira que vem ajudar todos os consumidores a comprar com maior confiança. Trata-se de uma ferramenta suportada por Inteligência Artificial, disponível no site NãoSejasPato.pt, que foi desenvolvida pela equipa da Consumers Trust, tecnológica portuguesa detentora do Portal da Queixa.
A ferramenta permite a qualquer pessoa verificar rapidamente a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou website, antes de fazer uma compra. A pesquisa é feita num só local e dá acesso a informação detalhada, fidedigna e global, de forma totalmente gratuita. A nova ferramenta de IA está já a revolucionar a forma como os consumidores tomam decisões. No primeiro dia de lançamento, foi consultada por mais de 10 mil pessoas.