No âmbito do projeto internacional STEP UP Protection – “Stepping up the European cooperation and communication among Public & Private organizations for the PROTECTION of posted worker’s rights”, irá decorrer via online, no dia 1 de abril, uma sessão sobre o destacamento internacional de trabalhadores direcionada a entidades empregadoras.
Os Infodays do projeto STEP UP Protection – “Stepping up the European cooperation and communication among Public & Private organizations for the PROTECTION of posted worker’s rights” são organizados especialmente para dar a conhecer o projeto. Milena Rouxinol, coordenadora do projeto, explica que estas sessões têm “como objetivo a partilha de informação sobre as obrigações das entidades empregadoras e os direitos dos trabalhadores em matéria de destacamento”.
Os temas a tratar têm como base o enquadramento geral da matéria do destacamento, a análise dos procedimentos administrativos exigidos em Portugal, as condições de trabalho e os direitos que devem ser garantidos aos trabalhadores destacados, o enquadramento das inspeções e as práticas das autoridades inspetivas, assim como as eventuais sanções aplicáveis.
O projeto STEP UP Protection – “Stepping up the European cooperation and communication among Public & Private organizations for the PROTECTION of posted worker’s rights” tem como foco o fenómeno do destacamento internacional de trabalhadores e visa aferir a aplicação das mais recentes normas de direito da União Europeia (UE) no âmbito da migração laboral, o impacto das mesmas na atividade empresarial, assim como analisar o papel específico desempenhado pelas autoridades inspetivas neste domínio.
Durante a sessão de dia 1 de abril, além das intervenções dos oradores, haverá também espaço para debate com o objetivo de esclarecimento de dúvidas e identificação de problemas com que os empregadores se confrontam neste domínio.
A entrada é gratuita mediante inscrição prévia. A sessão será realizada em formato online, via zoom e terá início às 14h15.
Para mais informações e programa completo, consulte: