Os projetos vencedores da 3.ª edição dos Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica foram entregues na tarde de quinta-feira (dia 28 de abril) na Universidade de Coimbra (UC).
Após um extenso debate entre o júri durante a fase de análise e avaliação das catorze candidaturas apresentadas a concurso, foram selecionados cinco projetos vencedores e ainda dois projetos a distinguir com menção honrosa.
Os projetos distinguidos têm em comum a missão de estimular os estudantes através de formas de ensino inovadoras, envolvendo-os no processo de aprendizagem e de produção do conhecimento.
O Reitor da UC destaca a relevância desta iniciativa, que torna possível “olhar para as novas gerações e novas metodologias, que permitem tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e mais próximos dos estudantes”.
Os Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica 2021/2022 foram entregues no decurso da conferência Inovação Pedagógica, iniciativa que trouxe também a discussão o pensamento crítico e a criatividade no ensino superior.
Com periodicidade anual, os Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica permitem a atribuição 1 000 euros às ideias vencedoras. A iniciativa pretende desafiar o corpo docente da UC a pensar em novas formas de ensinar e, consequentemente, formar os estudantes com recurso a novos métodos e ambientes de aprendizagem.
Projetos Premiados:
Sentir os Dados
de Tiago Martins da Cruz e equipa
Por favor, tocar!: A Realidade Virtual Tangível como forma de acesso ao património cultural
de Jorge Cardoso
Coimbra do avesso: um guia desenhado / Coimbra inside-out: an illustrated guide
de Susana Lobo
SUSTENTARE: Aprender a voar com/em rede 1.2
de Madalena Alarcão e equipa
U3C – University of Coimbra Consciousness Consortium
de Óscar Filipe Gonçalves e equipa
Menções Honrosas
EDU360@UC
de Verónica Rita Antunes de Soares Quítalo e equipa
UC | MUN – University of Coimbra Model United Nations
de Joana Sá Ricarte Alvarenga Pinheiro da Mota
(Foto P Amaral)