O Instituto Piaget é uma das instituições finalistas do Prémio de Saúde da União Europeia 2021 para a Prevenção do Cancro (2021 EU Health Award on Cancer Prevention) na categoria de instituições de ensino. O anúncio foi feito, a partir do Luxemburgo, pela presidente do júri, Isabel de la Mata Barranco, conselheira principal para a área de Saúde e Gestão de Crises da Comissão Europeia.
A instituição de ensino portuguesa concorre a este prestigiado prémio, instituído pela Comissão Europeia, com o projeto “Dar Palco à Saúde” que visa a prevenção do cancro capacitando crianças e jovens a adoptar estilos de vida saudáveis através de uma alimentação saudável, atividade física regular, prevenção/redução do consumo de álcool e evitar o tabagismo.
Os vencedores nas várias categorias serão conhecidos na reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia, a realizar no próximo dia 4 de maio, em Bruxelas, e anunciados pela comissária europeia responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.
Esta caracterização – da qual resultaram também duas teses de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde – permitiu conhecer aquela população específica e as suas fragilidades, desenhando-se com base nisso diferentes propostas de intervenção na comunidade. Uma das propostas é o recurso ao Teatro Fórum, com o projeto “Dar Palco à Saúde”, que será agora implementado numa fase já pós-pandemia.
O júri do concurso reconheceu os pressupostos apresentados pelo Instituto Piaget de que o pensamento crítico e a literacia em saúde são cruciais para uma boa qualidade de vida e sobrevivência da sociedade moderna. O objetivo do Instituto Piaget é, recorrendo à metodologia de transformação social Teatro Fórum, aumentar a literacia em saúde e o pensamento crítico numa comunidade escolar alargada no concelho de Almada, caracterizada como tendo uma alta percentagem de alunos “problemáticos” e ambientes familiares de baixo estatuto socioeconómico.
“O projeto propõe-se usar o Teatro Fórum, uma ferramenta criativa, para desenvolver as competências cognitivas, sociais e emocionais dos alunos, aumentando a sua literacia em saúde, de forma a promover uma mudança sustentada na sua vida”, explica Luís Moreira, investigador responsável do projeto e coordenador executivo das áreas de investigação do Instituto Piaget.
Uma das características do Teatro Fórum é a oportunidade dada aos alunos, transformados em atores, de treinarem como criar uma nova narrativa de vida. Na apresentação da peça, a audiência é chamada a participar na resolução da “opressão” (a falta de literacia em saúde que cria indivíduos sem poder sobre a sua própria saúde/vida), permitindo a metodologia mudar não só os atores, mas também a audiência.