Assumindo a importância de um debate alargado em torno do conceito social de género, o Instituto Piaget promove de 8 a 13 de março a realização da Semana da Igualdade de Género.
A iniciativa, organizada pela Escola Superior de Educação do polo universitário de Almada, na qualidade de Escola Associada UNESCO, reunirá especialistas de diversas áreas, assim como membros da sociedade civil, para uma série de eventos diários.
A semana que se inicia com a comemoração, no dia 8, do Dia Internacional da Mulher, reconhecido pelas Nações Unidas há mais de 40 anos, inclui várias mesas redondas, tertúlias e um workshop. O ciclo conta igualmente com a colaboração do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), podendo ser acompanhado através das transmissões em direto via rede social Facebook do Instituto Piaget ou da plataforma Zoom, face ao atual contexto pandémico.
A Escola Superior de Educação preparou para esta Semana da Igualdade de Género uma seleção de temas que possibilitam a reflexão e a partilha de experiências relativas aos desafios colocados pelas sociedades atuais a homens e mulheres. É o caso de temas como a emancipação feminina; o lugar da mulher na literatura; a abordagem da igualdade de género junto das crianças como conteúdo central na promoção da cidadania; os estereótipos associados ao profissional masculino no exercício da docência na educação infantil; até ao lugar da figura paterna na educação dos filhos.
Com esta panóplia de assuntos, o Piaget pretende sublinhar o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, no sentido de se contribuir para a eliminação de disparidades de género na educação, independentemente da faixa etária, do nível de escolaridade e do contexto de intervenção.
O pontapé de saída da Semana da Igualdade de Género é dado na segunda-feira, dia 8, com uma mesa redonda dedicada ao tema “Desafios para o empoderamento feminino”. Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto da Segurança Social e ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade; Judite Primo, professora da Universidade Lusófona nos programas de doutoramento e mestrado; e Elisabete Brasil, investigadora doutoranda do CICS.Nova e formadora em Violência Doméstica e de Género, são as convidadas desta sessão.
A Comissão Organizadora da Semana da Igualdade de Género é composta pelos professores universitários Alda Bernardes, Ana Leitão e Miguel Feio.