O Percurso Patrimonial de Chãs, localizado na Freguesia de Beijós, é um dos poucos percursos do concelho que se pode fazer exclusivamente a pé. Trata-se de um percurso circular de 4 quilómetros, sem contar com os desvios para o parque de lazer, as gravuras da Póvoa da Pegada e o Outeiro do Calvário.
Este percurso é composto por monumentos e sítios dos períodos Romano, Medieval e Tardo-Medieval. Podemos observar as belíssimas paisagens sobre o Vale da Ribeira de Beijós, e da povoação de Beijós que se estende pelo Outeiro dos Castelos, mas também monumentos como a Lagareta e várias sepulturas pré-históricas.
O percurso é altamente divulgado por diversos canais de comunicação, desde a Junta de Freguesia, passando pela Câmara Municipal e inclusive está integrado no roteiro dos museus e espaços museológicos da região Centro, publicado no site oficial da CCDR-C.
Nos últimos tempos, a limpeza deste percurso tem sido esquecida pela entidade responsável, a Câmara Municipal, e chega a estar com ervas e plantas de grande dimensão. Quem tem feito este trabalho de corte e limpeza são vários residentes da freguesia, que cortam a erva com recurso à monda mecânica.
Este esquecimento mostra um total desrespeito pelo património histórico e cultural do nosso concelho, mas também mostra pouca consideração pela freguesia de Beijós, já que temos conhecimento do estado de outros percursos patrimoniais e não se aproximam, nem perto nem de longe, com o estado do percurso de Chãs.
O Bloco de Esquerda considera esta situação como um claro sinal do esgotamento político do Partido Socialista, que governa os destinos do concelho, e tem se dedicado nestes últimos tempos a guerras superficiais que não ajudam nada o desenvolvimento do Município.