O festival online Oeiras Ignição Gerador realiza-se entre os dias 20 e 22 de maio e junta vários autores nacionais e internacionais para responderem à pergunta “Há uma nova oportunidade para a cultura agora?”.
Os primeiros nomes anunciados incluem David Throsby, Gonçalo M. Tavares, John Romão,Beatriz Gomes Dias e Welket Bungué.
O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, realiza online, nos próximos dias 20 a 22 de maio, o festival Oeiras Ignição Gerador. Um evento que desafia um conjunto de autores nacionais e internacionais a refletir sobre as novas oportunidades que existem para a cultura no pós-pandemia, feito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, cidade candidata à capital europeia da cultura em 2027
O festival, que será transmitido no site do Gerador (www.gerador.eu), terá três palcos virtuais: o Palco Ignição, palco principal que recebe conversas temáticas, entrevistas e masterclasses; o Palco Gerador, com concertos e performances; e o Palco Oeiras 27, dedicado ao município de Oeiras com uma programação que conta com artistas e entidades locais.
Ao longo dos três dias existirão entrevistas temáticas com referências da cultura como “A literatura depois da pandemia”, com Gonçalo M. Tavares; “Que novos caminhos para a arte?”, com John Romão ou “Os desafios da diversidade na cultura” com Welket Bungué.
São ainda de destacar as Masterclasses já anunciadas, nomeadamente, “A economia cultural”, com o famoso investigador e economista australiano David Throsby.
O Palco Gerador recebe, a cada final de dia, concertos e performances, e o Palco Oeiras 27 recebe ainda conversas dedicadas a temas como poesia, património, indústrias criativas ou cultura popular e encontros com grupos culturais do município.
Os bilhetes para o festival Oeiras Ignição Gerador já estão à venda no site do Gerador (www.gerador.eu). É possível comprar um passe para todos os dias a 9 euros (preço geral) ou a 3 euros, um preço especial para Sócios Gerador e moradores do município de Oeiras.