As Obras Sociais Viseu, no âmbito da resposta social Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências (CAPAD), subscrevem na integra a campanha, lançada pela Alzheimer Europe, pelo reconhecimento da Demência como prioridade pública a nível europeu, no contexto das Eleições Europeias que ocorrerão em 2024. Colaboraremos com todos os nossos meios na campanha, desde logo, através da divulgação e da sensibilização da comunidade.
A campanha dirige-se a todos os cidadãos da União Europeia, assim como aos candidatos ao Parlamento Europeu e baseia-se no “Manifesto de Helsínquia” que descreve a situação atual da Demência na Europa e especifica diversas solicitações destinadas à Comissão Europeia, instituições e governos nacionais.
José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu, considera que “a campanha lançada pela Alzheimer Europe é uma excelente iniciativa e deve ser apoiada por todas as portuguesas e portugueses para que a Demência seja considerada uma prioridade pública.” e lança um duplo desafio: “Temos muita esperança que os candidatos ao parlamento europeu, em representação de Portugal, assinem a petição e se envolvam para que a Europa seja uma Comunidade Amiga na Demência. Antes das eleições europeias teremos eleições nos Açores e Legislativas. É fundamental que os partidos políticos assumam, em Portugal, a demência como prioridade e que na próxima legislatura sejam dados passos firmes no apoio às pessoas com demência, aos seus cuidadores e famílias. “
Juntamo-nos à Alzheimer Europe no apelo às cidadãs e aos cidadãos para que assinem a “Call to Action” de modo a veicular aos decisores políticos europeus duas ideias-chave:
§ A Demência é uma questão fulcral para os cidadãos europeus.
§ É fundamental que os candidatos ao Parlamento Europeu assinem o “Compromisso Europeu para priorizar a Demência – 2024” comprometendo-se a colaborar com a Alzheimer Europe, durante a próxima legislatura.