Obras Sociais e Misericórdia de Viseu fomentam novos caminhos para o cuidado da demência

Capacitar os participantes com os conhecimentos necessários para apoiar a pessoa com demência quando esta manifesta sintomas psicológicos ou comportamentais, colocando em prática algumas estratégias para diminuir o seu impacto, recorrendo a uma postura empática, à escuta ativa e ao afeto.

Tópico(s) Artigo

  • 16:55 | Segunda-feira, 14 de Abril de 2025
  • Ler em 2 minutos

Neste momento estima-se que mais de 50 milhões de pessoas por todo mundo sofram de algum tipo de demência, estimando-se que possa atingir mais de 152 milhões de cidadãos em 2050.

Portugal não é uma exceção a esta tendência e estima-se que existam mais de 200 000 indivíduos com algum tipo de demência neste momento.

Dado que é uma síndrome que surge, em especial, numa idade adulta avançada, e que acarreta múltiplos desafios quer para o próprio quer para os seus familiares, muitas destas pessoas recorrem aos diversos serviços e respostas sociais existentes na sua comunidade como meio de colmatar as limitações sentidas, procurando melhorar a vida da pessoa visada.


Assim sendo, todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade nestas estruturas necessitam, não só de conhecer estas síndromes, como também de estar cientes do importantíssimo papel que desempenham junto de todos os que acompanham.

No CAPAD – Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e Outras Demências e no Departamento da Formação das Obras Sociais Viseu, acreditamos que um dos pilares para a criação e sustentação de uma comunidade de cuidados na demência é a formação, junto dos cuidadores formais e informais, num contexto doméstico e num contexto institucional, permitindo, assim, ajudar quer os familiares, quer os profissionais individualmente e as organizações, a abraçarem um novo paradigma de prestação Cuidados Centrados na Pessoa, respeitadores da sua individualidade e do seguimento do seu projeto de vida, para além da demência e do seu bem-estar.

Foi nesse sentido que, uma vez mais, aceitámos o convite da SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VISEU que se mostra preocupada em relação à temática, em prestar os melhores cuidados aos seus utentes e por isso, reconhece a importância da formação de todos os seus colaboradores.

Com o desenvolvimento do Curso CUIDAR DA PESSOA COM DEMÊNCIA: NOÇÕES BÁSICAS, na Santa Casa da Misericórdia de Viseu, partilhámos conhecimentos para a aplicação da metodologia da Atenção Centrada na Pessoa, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes.

Capacitar os participantes com os conhecimentos necessários para apoiar a pessoa com demência quando esta manifesta sintomas psicológicos ou comportamentais, colocando em prática algumas estratégias para diminuir o seu impacto, recorrendo a uma postura empática, à escuta ativa e ao afeto.

E, como não podia deixar de ser, foram ainda trabalhadas as questões da comunicação com a pessoa com demência, sabendo-se o impacto que uma comunicação eficaz pode ter no bem-estar e na melhoria da prestação de apoio/cuidado a pessoas com demência, em qualquer fase da evolução destes quadros clínicos.

Tal como a Santa Casa da Misericórdia de Viseu, apostamos na formação de qualidade e na experiência de quem se dedica, diariamente, ao cuidado em todas as idades.

 

A equipa do Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências e a Formação das Obras Sociais de Viseu encontram-se disponíveis para levar até si e à sua Instituição toda a informação e conhecimentos necessários para que possa acrescentar qualidade de vida às pessoas com demência, aos seus familiares e utentes.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora