O Mercado da Ribeira, em Lisboa, abrirá as portas à sétima edição do evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão). Durante dois dias estarão à prova vinhos de cerca de 30 produtores. A entrada é livre.
A sétima edição do Dão Capital já tem data marcada: 19 e 20 de novembro. O evento, organizado pela CVR do Dão, regressa a Lisboa – mais precisamente ao Mercado da Ribeira – dois anos depois. No certame os visitantes poderão provar os vinhos de cerca de 30 produtores da região, e não só, no calendário há ainda provas comentadas para quem dar a conhecer melhor o que se faz no Dão.
Os visitantes do evento poderão, ainda, participar, de forma gratuita, nas provas comentadas que acontecem nos dois dias. No dia 22 (sexta-feira) decorrerão quatro provas: “A Frescura do Encruzado” (16h00); “O renascido Jaen” (17h00); “A arte do lote” (18h00); e “O Dão com idade” (19h00). No dia seguinte (sábado), as provas terão como tema: “A arte do lote” (16h00); “A sublime Touriga Nacional” (17h00); “Dão de Platina” (18h00); e “Estórias que a vinha antiga conta” (19h00).
O Dão Capital decorrerá entre as 15h00 e as 22h00 e a entrada é livre, sendo que a aquisição do copo de prova é de cinco euros.
Produtores de vinhos:
Quinta do Carvalhão Torto
Julia Kemper Wines
Cabriz /Casa de Santar
Ribeiro Santo – Carlos Lucas
Casa da Carvalha
Quinta dos Carvalhais
Chão da Quinta
Quinta dos Três Maninhos / PALWINES
Quinta Dona Sancha
Quinta da Espinhosa
Caminhos Cruzados
Quinta da Fata
Santar Vila Jardim
Valedivino
Ladeira da Santa
Allgo
Terra Magna
Soito Wines
Vinha de Reis
Donnaires
Quinta do Medronheiro
Taboadella
Adega de Penalva
Caves Arcos do Rei
Quinta de Lemos
Juliana Kelman Wines
Quinta de Santo António do Serrado / Vinhos Barão de Nelas
DÃO CAPITAL – Rota dos Vinhos do Dão
Local: Mercado da Ribeira |Estúdio Time Out|Lisboa
Datas: 19 e 20 de novembro
Horário: 15:00 | 22:00
Entrada Livre
Copo de prova: 5,00€
Sobre a CVR do Dão:
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.
Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.