“Em outubro de 2019, o helicóptero do INEM que estava localizado no heliporto dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão foi transferido para Viseu, segundo a ANAC, esta decisão deve-se ao facto do heliporto não ter sofrido as previstas e necessárias alterações.
Na altura, a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda considerou que as dificuldades que o heliporto de Santa Comba Dão apresentava e apresenta são passíveis de serem resolvidas e, por isso, não se justificava a deslocação de tal serviço essencial devido à descoordenação e ineficácia entre as entidades de decisão e o município, já que o Presidente da Câmara Municipal tinha sido várias vezes alertado. Os serviços deslocalizados não se ficaram apenas pelo helicóptero do INEM, mas também a VMER (veículo médico de emergência rápida) associado ao mesmo serviço. Até agora, ainda aguardamos pelo regresso deste serviço importante, não só para o concelho, mas também para a região, servida pela perigosa e mortal IP3.
É com verdadeira preocupação que a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda vê esta deslocalização, que por enquanto se contempla provisória, criando insegurança à população do concelho de Santa Comba Dão e da região. O concelho de Santa Comba Dão assiste, recorrentemente, a serviços a encerrarem ou em vias de encerramento, tal como o Centro Escolar do Norte ou a Extensão de Saúde de São João de Areias. Depois da transferência do helicóptero do INEM para Viseu e da VMER a ele associada, perder definitivamente mais uma valência como este helicóptero ligeiro de combate aos incêndios será mais uma medida de promoção do desmantelamento da segurança da região com elevado risco de incêndios florestais, transferindo serviços e encerrando-os. “